04/06 Capacitar é preciso!

Capacitar é Preciso!

 

TEMA: Treinamentos in company

 

Desenvolvido por:

  • Jéssika Martina
  • Nicole Machado
  • Rodrigo Daher Selouan

 

Treinamento costuma ser definido como um procedimento educacional, cuja finalidade é fazer com que as pessoas consigam adquirir atitudes, competências e conhecimentos necessários para suprir as demandas das empresas, também sendo utilizado como ferramenta para transmissão de conhecimentos técnicos específicos ao ambiente corporativo e às funções que são desempenhadas pelos funcionários, visando desenvolver nos participantes a habilidade de desempenhar uma determinada tarefa com desenvoltura e segurança.

O treinamento in company ocorre nas próprias instalações da empresa em situações normais de trabalho, com ferramentas, máquinas, documentos e outros materiais que o treinando irá utilizar em suas atividades laborais cotidianas.

Atualmente as empresas têm utilizado métodos práticos para treinamentos in company, que são eles: a contratação de empresas especializadas em treinamentos que vão até o local de trabalho ministrá-los ou especialistas da empresa que já possuem alto conhecimento técnico.

Alguns desafios são observados no cenário atual dos treinamentos corporativos. Podemos citar a dificuldade em tornar o treinamento efetivo, fazer com que as pessoas absorvam o conceito e que o apliquem de forma eficiente na empresa, mudando seu comportamento em busca de um melhor desempenho. Além disso, a gestão de pessoas tem que lidar com o fato de que muitas empresas ainda não conseguem enxergar os treinamentos como uma técnica que a longo prazo trará benefícios, justificando todo o investimento inicial.

Cada vez mais as empresas estão investindo em técnicas inovadoras para formar seus funcionários, de peça de teatro a aulas de culinária, o importante é fugir do comum na hora de capacitá-los.

Observamos que treinamentos in company são práticas lucrativas para as empresas a longo prazo, pois o treinamento pode ser um processo de auxílio aos funcionários para melhorarem seu desempenho profissional, adquirindo maior eficiência em seu trabalho desempenhado através da transmissão de novas habilidades, conhecimentos, ação, pensamento e atitudes.

 

 

 

:: Mais sobre o tema ::

Principais conceitos do treinamento.

http://www.culturamix.com/cultura/curiosidades/principais-conceitos-do-treinamento

 

Treinamento corporativo ou palestra?

http://www.sipatetreinamentos.com.br/treinamento-ou-palestra.html

 

5 treinamentos inusitados promovidos pelas empresas.

http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/5-treinamentos-inusitados-promovidos-pelas-empresas?page=1&slug_name=5-treinamentos-inusitados-promovidos-pelas-empresas

 

Agora é com você!

 

Como fazer com que um treinamento inovador não seja associado como um momento de descontração?

55 pensamentos sobre “04/06 Capacitar é preciso!

  1. Deixando explícito o quão importante para o aprimoramento da performance é o treinamento. Tudo tem que estar bem discriminado e organizado para que o funcionario compreenda a relevancia do treinamento!

    • Concordo Diego, como qualquer ação que a empresa venha implementar o mais importante é a forma que vai ser passada para seus colaboradores para que no futuro não haja nenhum ruído.

  2. Acho que a partir do momento em que é feito de forma detalhada e com calma, o treinamento terá tudo pra dar certo, é preciso que se deixa de forma clara e objetiva os pontos principais e o que é buscado

    • Capacitar é fundamental. Capacitar-se é aprender tudo o que já foi feito e não deu certo e aprimorar aquilo que já deu certo e pode através de nossas mãos melhorar ainda mais. Influenciando os colaboradores com a finalidade de crescimento pessoal e empresarial. Compartilhar experiências,influência, posição, poder e oportunidades com outras pessoas, a fim de investir na vida deles para que possam atuar da melhor forma dentro da empresa, tendo em vista sua importância, objetivos e metas da empresa.A busca pela qualidade virou uma constante nas organizações, então devemos investir em treinamentos sim, desde que você veja a sua devida importância e de forma eficiente.

  3. Para que esse treinamento não tenha uma desconcentração é necessário deixar claro os objetivos do treinamento de forma clara e administrar o evento.

  4. Por uma visão mais técnica algumas empresas certamente possuem matriz de habilidades, ou seja – um diagnóstico de quais são as habilitades de seus funcionários e isso torna visível quais os pontos que este deve ser melhorado. Com isso criasse uma matriz de treinamente que faz com que o funcionário sempre tenha treinamentos cosntantes melhorando sua performace dentro da organização seja no contesto da execução das suas atividades ou afim de contribuir com a organização como um todo.

  5. Como qualquer treinamento, o treinamento in company deve instigar ao máximo o aprendizado do colaborador, para que isso possa refletir em seu dia a dia.

  6. Uma boa forma é definir bem os objetivos do novo treinamento, mostrar ao funcionário que essa inovação é uma maneira de motivar o desempenho do funcionário, além de passar novas orientações de forma mais eficaz. Os funcionários que realmente são comprometidos com a organozação vão compreender e aproveitar que maneira positiva o novo modelo de treinamento.

  7. Uma forma interessante de fazer com que um treinamento inovador não seja associado como um momento de descontração é exigir o feedback, que as pessoas desenvolvam alguma atividade afim de compartilhar o conhecimento.

  8. Existem muitos treinamentos que acabam sendo cansativos, não tendo a eficácia esperada. Os gestores de RH precisam usar a criatividade para desenvolver ações de treinamento que preparem seus colaboradores de forma atrativa. Ensinar de forma descontraída. Existem muitos métodos onde os funcionários vivenciam situações empresariais de maneira inovadora.

  9. Acredito que todos os tipos de treinamento são benéficos para o individuo, e no treinamento company não é diferente pois instiga o aprendizado e desenvolvimento do colaborador.

  10. Trabalhando com seriedade. Trabalhando com seriedade, os funcionários perceberão que se trata de uma inovação para ajudar a todos e irão cooperar para o bom andamento da atividade.

    • concordo contigo André, acredito que para ser eficiente e eficaz ele tem que ser claro e objetivo para que não haja dúvidas e se tiver que seja esclarecida de imediato.

      • Concordo com vocês, o foco principal deve ser deixado bem especificado. Assim, as pessoas não confundiram as coisas.

  11. Por ser uma capacitação há um plano/projeto. Acredito que nesse projeto deve-se mostrar exatamente o objetivo deste treinamento para que os funcionários não venham a achar que é apenas um momento livre, de lazer. Pelo lado da empresa, ao criar um projeto deve-se ter CRIATIVIDADE e responsabilidade para não ser mais um projetinho. Deve-se ter bom senso para não fazer com que os funcionários entendam como descontração.

  12. Esse treinamento inovador deve ter um objetivo claro e transparente a todos, e dever ser focado nesse objetivo, aplicado no momento certo e com o tempo adequado.

  13. Independentemente do que seja, todo o treinamento acaba sendo um momento de descontração. Afinal de contas, os treinamentos buscam, não só fornecer capacitação ao profissional, mas também “conhecer” melhor a pessoa. E esse conhecimento, proporciona muita informação à organização, para futuras avaliações.

  14. Só existe uma forma, se este treinamento for bem planejado, porque com certeza se não for ficará claro para o funcionário.

  15. O funcionário deve ter um comprometimento com o treinamento e o instrutor deve deixar claro os limites e barreiras, aonde termina a diversão para entrar o aprendizado e o trabalho em equipe.

  16. Depende de como o instrutor vai conduzir o treinamento. Cada coisa tem sua hora, se é um treinamento todos os envolvidos tem que agir de maneira profissional, a empresa provavelmente irá proporcionar também momentos de descontração como por exemplo as comemorações de final de ano. Então ambas as partes tem que estar focadas naquilo que estão fazendo, um treinamento se bem aproveitado pode trazer grandes benefícios para funcionário e empresa.

  17. A atitude em discernir um treinamento de um momento de descontração deve partir do funcionário que está sendo treinado, pois a responsabilidade com seu desenvolvimento profissional depende apenas dele, e não da organização.

  18. Bom, precisa haver um esclarecimento sobre o treinamento que vai ser aplicado, contando sobre sua importância e contribuindo para o que o individuo perceba que não é um momento de descontração, por exemplo se o chefe ao se referir sobre o treinamento como um momento de descontração já está deixando indicios para que entendam que é isso mesmo.

  19. Fazendo com o que o treinamento seja algo essencial, e claro, passar a ideia de que sem o treinamento o funcionário não estará suficientemente capacitado para a atividade, sendo que essa, deverá exigir tal treinamento, pois não adianta de nada exigir um treinamento sendo que a atividade não cobra a mesma

  20. Creio que deixar claro os objetivos já é um primeiro passo, mas também para que o treinamento não se torne uma “coisa” chata penso que pode ser feito de maneira dinâmica e atrativa (não perdendo o foco), porém não só isto, deve haver comprometimento por parte do funcionário que está recebendo o treinamento.

  21. Tem que estar bem claro para cada um o qual é o objetivo do treinamento para que todos levem a sério e tenham um aprendizado para sua carreira.

  22. É preciso deixar bem claro qual é a proposta da empresa com esse tipo de treinamento, para não haver confusão da parte de quem esta sendo treinado com um momento de descontração.

  23. Para ser honesto, acredito que o treinamento de inovacao se for confundido com descontracao por completo realmente e ruim, porem um pouco de descontracao nao faz mal a ninguem, afinal, esse treinamento sera mais facilmente digerido, entendido se de maneira descontraida. Acredito que esclarecendo bem seus objetivos, e avisando a eles de um teste de aprendizado, pode ser uma ferramente interessante para que eles se engajem durante o processo, e lemnbrem que devem absorver o maximo de informacoes possiveis, pois serao testados mais tarde com possivel recompensa.

  24. Fazendo com que os treinados deem retorno do treinamento, cobrando resultados dos mesmos, pois o treinamento foi desenvolvido para desenvolver o funcionário, afim de potencializar os resultados do mesmo, assim, uma avaliação dos mesmo torna o treinamento um real treinamento e não um momento de descontração.

  25. É necessário ter um bom planejamento desse treinamento, e na hora que for repassado é interessante que seja de forma inovadora e descontraída, porém, o objetivo e a importância devem estar bem claros, o funcionário tem que saber que este treinamento irá ajudá-lo na sua performance dentro da empresa, irá agregar valor.

  26. A empresa precisa deixar claro o que espera dos funcionários e quais objetivos pretende alcançar com esse treinamento. Isso facilitaria o desenvolvimento das atividades.

  27. Os gerentes devem cuidar disso, sempre atentos e comunicando os funcionários sobre a importancia do treinamento, e deve haver uma avaliação também

  28. Tratar o assunto com seriedade, passar o contexto do treinamento e não apenas a aplicação e transmitir o conhecimento são as ações chave para garantir a seriedade do treinamento. E garantir que todo o treinamento possui a aplicabilidade real e terá um feedback.

  29. Acredito que os treinamentos in company são uma boa pratica para organizações que não podem dispor de tempo de seus funcionários fora do local de trabalho, alem de representar uma grande economia para as mesmas.

  30. Os treinamentos in company se bem aplicado é válido, pois economiza tempo, deixa os funcionários motivados e agrega conhecimento paleativamente o que eu acredito que é o mais consistente.

  31. Acredito que levando o treinamento para algo de aprendizado e focando situações do dia a dia, propondo melhorias e interação entre todos. Um processo importante e econômico para a empresa.

  32. Tudo nessa vida tem limites. Para não criar um momento de desconcentração é necessário saber diferenciar os momentos formais dos informais.

  33. Deve ser incumbência do consultor, que está conduzindo o treinamento, buscar este equilíbrio, pois é indispensável neste momento aliviar a tensão do trabalho, com algumas dinâmicas e ao mesmo tempo inferir o conhecimento que se deseja passar aos funcionários.

  34. Apesar de nunca ter participado de um processo de treinamento, acredito que deve agregar muito para o colaborador se “conectar” coma organização, se capacitar para execer sua função da melhor maneira possivel, assim agradando os gerentes e com o feedback adequado se sentindo motivado para exercer tal atividae, o que é de grande importancia para a empresa.

  35. Deve-se deixar bem claro os objetivos do treinamento, e cobrar um feedback dos funcionários, o que eles acharam, o que pode ser melhorado, o que aprenderam, como uma avaliação.

  36. Acredito que as pessoas que participarão do processo, já estarão bem informadas sobre a necessidade e o objetivo do treinamento. Por isso, a importância de esclarecer aos colaboradores todas as dúvidas e mostrar os resultados que podem ser atingidos se realizado um bom treinamento.

  37. Acho que deve ser descontraído, mas com muita seriedade da parte gestora e funcionários, pois se não pode virar bagunça e assim tendo resultado a contrário do que era o esperado.

  38. Explicando sua importância, deixando claro que a melhoria após treinamento será valorizada apesar de que a descontração deve estar presente, mas em menor escala.

    • Além de explicar, demonstrar aonde será usado, dando exemplos próximos para que as pessoas se conscientizem e fiquem mais atentos.

  39. Salientar o feedback e deixar bem claro os objetivos desse treinamento é uma forma de evitar que seja levado “na brincadeira”. Eu nunca participei desse tipo de treinamento, mas acredito que seja interessante para o desenvolvimento profissional e possa trazer melhorias técnicas para o funcionário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s