04/06 Concurso Público

Concurso público: inovações e desafios ou tradição no processo seletivo?

 

TEMA: Processo de recrutamento e seleção para o Serviço Público

 

Desenvolvido por:

  • Cristiano Gabriel dos Santos
  • Érica Dombroscki
  • Jaqueline Bruginski Mulik
  • Katiano Miguel da Cruz
  • Karolline Terris Ferreira

 

 

Em uma época em que atrair talentos e contratar os profissionais certos para cada posição é parte essencial na estratégia de negócios das organizações, o profissional que atua com recrutamento e seleção ganha cada vez mais importância. Neste contexto, a primeira e mais importante consideração a fazer ao contratar alguém, é sempre lembrar que são as pessoas que podem verdadeiramente transformar uma organização. No processo de recrutamento e seleção no serviço publico isso não pode ser diferente, entretanto ele se reveste de características singulares e únicas utilizando algumas técnicas que não são empregadas no setor privado. Mesmo assim, sabe-se que o objetivo primordial do processo de recrutamento e seleção é encontrar candidatos que atendam os requisitos de uma determinada vaga em aberto e que possuam as competências necessárias para se desenvolverem adequadamente em sua função.

Partindo do ponto que tudo se renova a cada instante, o RH deve acompanhar esta evolução para manter o desenvolvimento profissional e a atualização de seus processos. Paralelamente a isso, o âmbito            público tenta de alguma forma se adequar as novas tendências mercadológicas. Entretanto, sabemos que a realidade brasileira quando se trata de recrutamento e seleção governamentais ainda esta longe de ser a ideal. Hoje em dia, o departamento de recursos humanos do governo enfatiza as rotinas de processamento e isso faz com que a área de Rh seja vista com uma imagem burocrática associada à ineficiência. Em resposta a esse tipo de situação encontrada em tantos órgãos públicos, os especialistas têm defendido uma gestão mais estratégica do tema.           A contratação de novos funcionários é uma das estratégias principais para atingir o perfil ideal de profissionais para os quadros dos órgãos públicos, constituindo-se a porta de entrada neste tipo de serviço. A principal forma de recrutamento utilizada em órgãos do governo é o concurso público, que é usado tanto para a contratação de estatutários quanto para funcionários em regime de emprego público. Por este motivo, tal processo deve ser realizado de forma muito precisa e devem ser utilizadas políticas de necessidades para despertar o interesse e a motivação dos funcionários.                                                    Mesmo que ainda existam muitas dificuldades e barreiras legais para renovação no setor publico, já vemos novos pensamentos sobre o tema. Alguns concursos são realizados com número de vagas pré-determinados e prazo limitado para encerramento do processo de convocação. Na sequência os candidatos são dispensados e o concurso encerrado, evitando assim as longas esperas por convocação. Há também aqueles que encurtam o prazo entre o início do concurso e a nomeação dos candidatos aprovados, garantindo assim que o candidato seja classificado no momento em que sua realidade de vida e expectativas estejam direcionadas para o concurso em questão. É inegável que houve avanços significativos no processo de recrutamento e seleção no âmbito publico, visto que antigamente as contratações aconteciam em período eleitoral e as pressas. Para que ocorra um bom processo é fundamental que ocorra primeiramente um bom planejamento, considerando as pessoas como peças fundamentais nas relações de trabalho. É preciso olhar com mais carinho para a área de R&S, pois com o recrutamento vem à análise e a escolha dos candidatos, com a seleção vem o conjunto de procedimentos para se escolher a pessoa certa para o cargo certo. Um bom processo de recrutamento e seleção reduz os gastos decorrentes de contratação errada e eleva a moral dos candidatos, sendo eles do setor privado ou públicos. Percebendo o cenário atual do recrutamento e seleção do setor público, esse trabalho tem também como questionamento as possíveis inovações do setor.

 

 

:: Mais sobre o tema ::

:: Artigos

 

APAGÃO DE TALENTOS

http://www.ocabrestosemno.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3514&catid=16&Itemid=7

 

GESTÃO NO SETOR PÚBLICO

http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Entrevista/4132/gestao-no-setor-publico.html

 

CURIOSIDADES NO MUNDO DOS CONCURSOS

http://www.bancodeconcursos.com/curiosidades/como-funciona-os-concursos-outros-paises.html

 

http://www.concursospublicos.pro.br/

 

 

:: Vídeo  

 

Até o setor publico começa a focar nas pessoas

http://www.youtube.com/watch?v=icN3RBLFcXw

 

Agora é com você!

 

Você acredita que o recrutamento e seleção dos funcionários públicos têm sido feito de modo justo? Que inovações você poderia sugerir no setor de RH do setor público? 

65 pensamentos sobre “04/06 Concurso Público

  1. Acredito que o processo de seleção quando se diz respeito ao funcionalismo publico está estagnado, porêm acredito que o concuso ainda seja a forma mais eficaz , o que poderia ser renovado talves seria a forma das provas

  2. Acredito que sim, que é feito de modo justo pois depende do esforço invividual de cada candidato. è complicado sugerir inovações nesta área pois é um área burocrétizada e engeçada. Bom, poderiam pelo menos direcionar vagas e cargos de acordo com o perfil do funcionário e não ao salário disponível para cada vaga.

  3. Ao meu parecer o processo de seleção do funcionalismo público também está estagnado. Concordo com o Luiz Fernado. Esse processo precisa ser melhorado pelas áreas de RH.

  4. Penso que o grande problema é que os admitidos, especialmente os primeiros, são maiores que o cargo, como na metáfora: “não cabem na caixinha”, assim não estarão satisfeitos ou sequer ficarão. Quanto ao processo pode até ser justo, afinal passa quem estuda e se dedica mais, mas penso que poderia ser melhorado, com a inclusão de mais provas de conhecimentos específicos, provas de títulos e até mesmo exigência de experiência na atividade, afinal está tudo dentro da lei.

  5. O processo seletivo pelo concurso público hoje em dia, as vezes pode não ser um bom meio, as vezes por não encontrar muitos talentos e pela demora que ocorre o processo e pelo fedback que não é dado aos participantes, e por ser sempre a mesma coisa, sem inovações para admitir pessoas mais qualificadas.

  6. De certa maneira é sim justo, já que todos tem a mesma chance e o que mais se preparou será escolhido. Agora eis a questão: Será que o melhor preparado é o melhor para aquela vaga!? O processo deveria ser melhor elaborado! Entrevistas, testes práticos, dinâmicas, e até mesmo o curriculo deveria entrar em questão. Acho que as competências devem ser levadas em consideração. Uma prova de concurso não vai definir as qualidades e o talento do candidato. O funcionalismo público necessita de pessoas capacitadas para nos servir!

  7. Acho justo, porem a estabilidade acaba acomodando demais a maioria dos funcionarios, e com o tempo os funcionarios publicos acabam ficando desmotivados e ultrapassados pois nao investem em treinamentos. E as avaliaçoes de desempenho nao acontecem de forma eficiente.

    • Concordo, é justo para a pessoa poder entrar porque eles tem a mesma chance de passar logo que para entrar é necessário uma prova, mas depois que já estão no cargo caem muito e não tem um plano para que as pessoas saem do comodismo, assim facilita muito a empregabilidade de pessoas que realmente são motivadas pelo salario e por não fazer nada no trabalho.

  8. A prova inicial é justa pois seleciona quem tem o maior conhecimento, mas como saber se aquela pessoa é capaz realmente de atuar na vaga? Se tem o perfil adequado? Que quer realmente trabalhar e não somente estabilidade? Creio que uma seleção mais ampla seguida de entrevistas seria a solução.

  9. Como disse a Fernanda: ”A prova inicial é justa, pois seleciona quem tem o maior conhecimento” Exatamente eu penso, só que como é estável e não há uma avaliação constantes, eles acabam se desmotivando e com isso muitos ”lá dentro” não contribuem de forma que eles gostariam que fosse, como no começo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s