21/05 Estágio: uma necessidade ou uma oportunidade

ESTÁGIO: UMA NECESSIDADE OU UMA OPORTUNIDADE?

 

TEMA: Seleção de Estagiários

 

Desenvolvido por:

  • Eucléria Souza Ferreira
  • José Luiz Leal
  • Karine Ribas Annes dos Santos
  • Vanessa Rocha de Souza

Um dos maiores questionamentos que os Gestores podem fazer antes de contratar um estagiário é quais são os benefícios que isso pode trazer para a organização. Muitas delas visam não só o baixo custo da mão-de-obra, mas procuram a combinação de um colaborador esforçado e interessado em aprender.

Alguns estagiários conseguem contribuir muito nas organizações, como na concepção de novos projetos, na eliminação de desperdícios, na redução de custos operacionais ou até mesmo na invenção de novos sistemas de gestão. Porém as organizações devem estar cientes que para que o estagiário não se torne um custo e sim um benefício, a seleção deve ser efetuada de maneira coerente.

Atualmente as empresas buscam seus estagiários nas Universidades e nos agentes de integração. Grosseiramente falando elas procuram estudantes aplicados, com novas ideias, curiosos, e com uma boa comunicação para que consigam utilizar o conhecimento adquirido na Universidade como um recurso a mais no seu trabalho. E que consigam criar uma harmonia entre experiências acadêmicas e o seu desenvolvimento profissional.

Assim, se houve uma seleção coerente, e o estagiário contratado tenha um real interesse em investir na sua carreira, incentivar o seu trabalho e colaborar para o seu crescimento profissional, pode significar a descoberta de um novo talento. Pois, para a organização, o investimento em um acadêmico traz a vantagem de poder modelá-lo conforme as necessidades e o perfil da empresa, fazendo com que o estagiário aprenda as condutas, os princípios e os objetivos da organização e se houver a chance dele continuar já está meio caminho andado para se ter a identidade corporativa.

Outra vantagem para os estagiários é que a convivência com profissionais experientes cria um espírito de renovação. O que proporciona um canal eficiente para o acompanhamento de avanços tecnológicos e conceituais, e se torna um recurso eficaz na formação e aprimoramento de futuros profissionais. Além da possibilidade de conquistar a vaga de emprego após a formatura. Assim para o estudante fica a experiência e o aprendizado que faculdade nenhuma consegue ensinar nas salas de aula.

>> MAIS SOBRE O TEMA…

 

:: VÍDEOS ::

Jornal da Globo: Quanto recebe um Estagiário no Brasil?

http://www.youtube.com/watch?v=ao8qHWCQums

 

 

Jornal Nacional: Português reprova candidatos a vagas de estágio http://www.youtube.com/watch?v=vV5idihCsgI

 

Série ‘SELEÇÃO’ mostra desafios para conquistar vaga de estágio e trainee.

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/10/serie-selecao-mostra-desafios-para-conquistar-vaga-de-estagio-e-trainee.html

 

Entrevista com Estagiário.

http://www.youtube.com/watch?v=VSLcKrDvwM0&feature=related

 

Murilo Gun em “Entrevista com Estagiário”.

http://www.youtube.com/watch?v=VdIhejX6imc

 

 

O que você acha?

Você acredita que as empresas contratam os estágios devido à mão de obra barata ou para incentivar possíveis talentos?

80 pensamentos sobre “21/05 Estágio: uma necessidade ou uma oportunidade

  1. Acho que tudo depende da visão da organização.Há empresas que contratam estagiários com o intuito de formar um gestor no futuro outras já com a visão de mão de obra barata e muitas vezes de um trabalho compromissado exercido pelo estagiário.

  2. Um estagio deve ser uma portunidade, pois a empresa esta investindo em alguém que futuramente poderá se tornar o presidente da empresa.

  3. O estágio é uma grande oportunidade ao academico para aperfeiçoamento, aprendizado nas atividades desenvolvidas, aquisição de experiências interpessoais e etc. Contudo o estagio muitas oportunidades é encarado com maus olhos, pois há exploração do profissional que ocupa a vaga, muitas vezes não sendo considerado um mebro da equipe, mas sim um faz tudo. Porém cabe a este profissional, estagiário, aprender com estas adversidades, pois infelizmente boa parte das empresas não estão preparadas para receber e dividir seus conhecimentos com o estagiário.

  4. Infelizmente ainda existem empresas que vêem o estagiário como mão de obra barata sim, porém não podemos excluir as muitas empresas que contratam estagiários em busca de jovens talentos, que os valorizam e os permitem crescer dentro da organização.

  5. O Estágio é uma grande oportunidade para o profissional que está iniciando suas atividades, oportunidade de aprendizado e crescimento.

  6. Já estagiei em uma empresa e vi que eu estava lá por ser uma “mão de obra barata”, resolvi sair, mas tive uma experiencia de uma empresa que realmente pensava no crescimento, treinava os estagiários, então vai do estagiário ver se realmente está na empresa correta para o seu desenvolvimento

  7. Em uma organização que ve o estagiario como uma pedra preciosa ser delapidada ou seja um talento bruto que deve agregar a organização e aprender com isso, o processo deve ser realizado de forma cuidadosa buscando o melhor para a organização e para o estudante.

  8. Eu acredito que existe os dois casos, realmente existe empresas preocupadas com o desenvolvimento profissional e um futuro dentro da empresa para o estagio, mais por outro lado tambem existem empresas que contratam estagiarios para exercer papeis que muitas vezes não esta agregando nada no historio profissional do estagioario por isso agredito que essas empresas estão em busca apenas de mão de obra barata

  9. Muitas empresas tem o concentimento de contratar estagiarios para la na frente poder rete-los como futuros talentos, se preocupam com o desenvolvimento dele e buscam sempre conhecer as dificuldades encontradas para melhor adapta-lo a empresa.Mas por outro lado existem varias empresas que fazem o recrutamento de estagiarios apenas pela mao de obra barata, a fim de reduzir custos,sem se preocupar com desenvolvimento profissional do estagiario.

  10. A função de estagiário propicia uma oportunidade de adentrar à uma empresa com um “status de aprendiz”, onde inicialmente, lhe é permitido conhecer a maneira como a empresa funciona e qual é a sua cultura. Com o tempo, a pessoa que ocupa esta posição já tem conhecimento suficiente para garantir sua vaga efetiva, o que faz a função de estagiário ser uma grande oportunidade de iniciar uma carreira.

  11. As empresas contratam estagiários tanto para fazer tarefas repetitivas que funcionários não tenham tempo de executar e para incentivar os futuros talentos da empresa.

  12. Eu acredito que depende do interesse da empresa, há empresas que contratam estagiários visando potenciais talentos, e há outras que visam os jovens como forma de “mão de obra” barata (forçada essa expressão, não?)

  13. Em sua maioria como mão de obra barata e sem vínculo empregatício, ou seja, um alvo fácil para cargas de trabalho elevadas que não exigem trabalho e esforço intelectual inerentes ao curso de formação!

  14. Possivelmente como mão de obra barata, porém muitas empresas se importam com seus estagiários sabendo que eles podem fazer muita diferença em um futuro próximo, e claro se bem preparados.

  15. Os estagiários entram nas organizações, são treinados e muitas vezes até sobrecarregados, com a esperança de pelo menos uma efetivação. Porém, muitas empresas, até mesmo as grandes organizações “pecam” muito em treinar, aperfeiçoa-los e muitas vezes nem chegam a ser efetivados e saem antes mesmo, por não serem reconhecidos. E isso para a empresa é mão-de-obra barata, porém acredito que é mais uma perda, pois desperdiçam muitos talentos que poderiam gerar muito lucro futuramente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s