21/05 Só os fortes sobrevivem

Programa: SÓ OS FORTES SOBREVIVEM

TEMA: Seleção Externa

 

Desenvolvido por:

  • Bruna Paitax
  • Paula Antunes
  • Paulo Bissoto
  • Priscila Rocha
  • Suele Kovalski
  • Vandislene Friesen

A maioria das empresas, atualmente fazem os processos da seguinte maneira, o responsável do RH, faz analise dos currículos, fazem entrevistas e aplicam provas a todos os candidatos e muitas vezes muitos candidatos não eram adeptos as vagas oferecidas, mas com as inovações este processo esta mudando.

A palavra inovação tornou-se um pré-requisito para as empresas de todo o mundo que buscam melhorar seus processos de seleção de pessoas e vencer a competitividade.

Nos últimos anos a internet tem sido a principal ferramenta para empregadores e empresas que fazem processos de seleção de candidatos é nela que estão focadas as principais mudanças constantes que ocorrem na área de seleção. No Brasil a utilização da tecnologia via internet para gestão de processos seletivos está cada vez mais maduras. A internet está agilizando processo de seleção, além de reduzir custos com profissionais, para saber quem selecionar basta colocar na busca do programa em que o candidato faz sua inscrição totalmente online, os requisitos desejados, após este filtro é entrado em contato com o candidato selecionado por email, para a realização de teste de conhecimento, lógica e lingüístico, tudo via internet, após essas analise é selecionado apenas os com melhores perfis, então é chegada a hora de fazer a entrevista presencial.

Muitas empresas utilizam de redes sociais para atrair talentos, e obter informações que são complementares as soluções de e-recrutment, uma tecnologia especifica para gestão de recrutamento e seleção. Algumas redes sociais estão sendo muito utilizado pelas empresas como a fan-page no Facebook, Twitter e Linkedin.

Temos o conceito AEIOU que ajuda a ilustrar as possíveis utilizações das mídias sociais em recrutamento e seleção:  A: atrair; E: encantar; I: interagir; O: ouvir; U: unir

Algumas empresas ousam a fazer entrevistas via Webcam, para conhecer o candidato, ou utilizam até mesmo jogos virtuais onde as pessoas podem viver uma viva paralela do cotidiano e psicólogos ligados à gestão de pessoas podem identificar possíveis talentos analisando a forma de agir das pessoas.

A Brevetagem é uma ferramenta muito utilizada, ela utiliza uma comunidade virtual funcionando como uma espécie de blog onde acontece atividades interativas, como fóruns, webcasting entre outras atividades além de oferece ferramentas de auto-seleção mais precisas para encontrar e selecionar as pessoas mais identificadas com a cultura da empresa.

Os maiores desafios encontrados na seleção externa é o envolvimento da área solicitante durante todo o processo, e não apenas na última etapa do processo. Com tanta tecnologia e inovação o desafio mais ousado é fazer a escolha certa quando existem os dois lados, o da organização e a do candidato onde todos devem ter acesso às informações que lhe permitam tomar decisões embasadas.

Investir em novas ideias, que resultem em benefícios, para a empresa e para os colaboradores, é o objetivo atual de grande parte das organizações. É sem dúvida, o método mais racional de manter o status de uma empresa, e construir a carreira de um indivíduo.

>> MAIS SOBRE O TEMA…

 

:: VÍDEOS ::

A Tecnologia no Recrutamento e Seleção de Pessoas

www.youtube.com/watch?v=3Sz57oHpK0E

Recrutamento e seleção. Inácia Soares entrevista gerentes da Prestarh.

www.youtube.com/watch?v=oNmHuJz9YFY&feature=related

:: SITES ::

www.rh.com.br

 

É com vocês….

Como você considera os processos de seleção atuais das empresas? Qual etapa é a mais importante para identificar o candidato e o que deve ser levado em consideração pelo analista na hora de decidir por qual candidato escolher?

106 pensamentos sobre “21/05 Só os fortes sobrevivem

  1. Acredito que todas as etapas agregam para facilitar a escolha do candidato, mas a mais importante é a entrevista, onde o bom recrutador consegue “despir” o candidato, fazendo com que as máscaras que os candidatos (mesmo inocentemente) colocam, sejam descobertas. Referente o que é levado em consideração, é importante saber se a cultura do candidato corresponde a da organização, depois os critérios de cada vaga.

  2. Acredito que todas as etapas agregam para facilitar a escolha do candidato, mas a mais importante é a entrevista, onde o bom recrutador consegue “despir” o candidato, fazendo com que as máscaras que os candidatos (mesmo inocentemente) colocam, sejam descobertas. Referente o que é levado em consideração, é importante saber se a cultura do candidato corresponde a da organização, depois os critérios de cada vaga…

  3. Todas as etapas do processo de seleção externa são importantes para a escolha certa. A empresa deve formular um processo de seleção que consiga identificar o tipo de personalidade, os atributos dos candidatos e seus valores. Assim será mais fácil de identificar o que tenha as melhores competências, o mais compatível com a vaga.

    • Concordo com seu ponto de vista, principalmente pois as etapas de processos seletivos visam detectar as características dos candidatos que se adequarão ao perfil da recrutadora, bem como da vaga.

      • Complementando o comentário do Paulo, as empresas devem criar um filtro de acordo com a vaga, e com a cultura da empresa, assim quando o candidato foi escolhido, será com as qualidades e especificidades descritas na vaga.

  4. Os processos de seleção devem ficar cada vez mais rígidos, por levarmos em conta de funcionários ocupando cargos muitas vezes não enquadrados com seu perfil.

  5. As etapas de preparação pela internet tem se tornado grandes aliadas as empresas, pois tem facilitado e diminuído o tempo. As divulgações das vagas devem estar claras, para que os candidatos sejam específicos.

  6. As empresas estão muito exigentes na hora de contratar, e isto é algo bom. A entrevista é a parte mais importante pois tem o conhecimento do candidato. Deve se levar em consideração o candidato que mais se identifica com a empresa.

  7. Na minha opinião é delicado o uso das redes sociais para o recrutamento de um funcionário, muitas vezes o mesmo possui sua vida social, diferentemente da profissional, para pontos primordiais até pode ser avaliada esta ferramenta mas de forma ponderada.

  8. A forma de como é aplicado as entrevistas é muito importante, já participei de entrevistas que o gestor não havia nem lido o currículo antes, fiquei pensando se a empresa realmente valia a pena trabalhar.
    Mas acredito que as dinâmicas mostram muito o perfil do candidato, nos auxiliando na decisão.

    • Concordo Jéssica, a dinâmica demostra habilidades imposrtanytes do funcionário como clareza nas idéias, facilidade de expressão.

  9. acredito que todas as etapas agregam para facilitar a escolha do candidato, mas a mais importante é a entrevista, onde o bom recrutador consegue “despir” o candidato, fazendo com que as máscaras que os candidatos (mesmo inocentemente) colocam, sejam descobertas. Referente o que é levado em consideração, é importante saber se a cultura do candidato corresponde a da organização, depois os critérios de cada vaga.,,,,………

    • ‎Desirée Mello Isso pode variar de acordo com a realidade que você tem dentro da sua empresa, veja se você fizer a seleção interna tenha certeza de que os outros funcionários não ficaram desmotivados, se essa possibilidade ocorrer o melhor é buscar novos talentos na seleção externa. “Só os fortes sobrevivem”

    • ‎Nanii Wendt, a falta de participação de gestores que solicitam a vaga é o maior desafio encontrado ao fazer a seleção externa “Só os fortes sobrevivem”

  10. Acredito que a inovação é muito importante para que não diminua o grau de motivação dos colaboradores e clientes. Inovação traz entusiasmo para as pessoas e tecnologia para o mundo, portanto é essencial para as organizações atuais!

  11. A internet tem sido a principal ferramenta para as empresas que fazem processos de seleção de candidatos.
    Jan Nogueira -Isso significa que a internet é confiável para selecionar candidatos? Mesmo que tenha a possibilidade de ter informações não verídicas?

    • Jan Nogueira nem sempre a internet é confiável, porem o importante é buscar o candidato com melhor perfil para uma vaga, e após isso usar de inovações como a entrevista web para ter a primeira impressão do candidato e após isso partir para outras etapas no processo de seleção. “Só os fortes sobrevivem”

  12. A internet tem sido a principal ferramenta para as empresas que fazem processos de seleção de candidatos.
    Rodrigo Alexandre de Melo-Porém quando você seleciona através da internet não corre um risco com os candidatos que incluem informações falsas ou burlam as regras dos testes on-line, como por exemplo um teste de inglês feito por um amigo fluente? Claro que a empresa na hora de fazer uma entrevista irá saber das fraudes, porém não será tarde para constatar isto?

    • Rodrigo Alexandre de Melo não se você confirmar a veracidade das informações, e uma forma de fazer isso é a entrevista web ou usando simuladores de situações via web. “Só os fortes sobrevivem”

  13. O linkedin, não deve ser considerado apenas uma ferramenta de busca de emprego, mais também para discutir assuntos relacionados ao trabalho com profissionais com as mais diversas experiencias

  14. Atente-se com o que posta no facebook !
    Ana Paula Agner Nada de comentários negativos de seu antigo emprego, cuidados com as fotos postadas, até mesmo curtir páginas que podem comprometer sua imagem..

    • é isso mesmo Célia, quando o candidato esta alinhado com a cultura da empresa os resultados serão positivos. “Só os fortes sobrevivem”

  15. A seleção externa tem vantagens em relação a seleção interna, uma vez que tenho um funcionário que já conhece a cultura da empresa?

    • Fausto Isso pode variar de acordo com a realidade que você tem dentro da sua empresa, veja se você fizer a seleção interna tenha certeza de que os outros funcionários nio ficaram desmotivados, se essa possibilidade ocorrer o melhor é buscar novos talentos na seleção externa. “Só os fortes sobrevivem”

  16. A seleção externa deve ser um processo realizado pela organização, pois ele demonstra para os candidatos a forma como a empresa atua e tambem é a forma de se verificar completamente se o candidato tem mesmo as caracteristicas necessarias para a organização

  17. Atualmente as empresas estão se preocupando mais com a maneira que farão a seleção dos funcionários, e com a brevetagem que era um procedimento que eu desconhecia, elas conseguem atrair o perfil ideal para a empresa.

  18. Em nome da minha equipe gostaria de agradecer a todos que contribuiram nas redes sociais, com seus comentarios e suas ideias.

    Obrigado
    “Só os Fortes Sobrevivem”

  19. Eu considero os processos de seleção atuais das empresas pelo menos coerente e interessante. A parte mais importante para identificar o candidato é a parte inicial, a que é realizada em grupo, pois se um candidato não ultrapassa nem essa barreira, é evidente que ele não serve para a vaga. O analista dele levar em consideração as habilidades dos candidatos, sua pró atividade e potencial desempenho

  20. Quando um processo de seleção externo é feito de forma adequada, atingindo todas as exigencias, o processo acaba se tornando satisfatorio por trazer para a empresa apenas candidatos para a vaga que estão querendo, caso contrario, quando não é feito de forma adequada o processo acaba se tornando um problema, pois so gera custos e não atingiu o publico desejado, assim tendo que reformula-lo.

  21. Todas as etapas de extrema importância, devido ao fato de que em um recrutamento ruim, não terá uma entrevista satisfatório e portanto não finalizada com a seleção. Tendo então que realizar novamente a pesquisa para busca de novos candidatos que se encaixem corretamente na vaga aberta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s