28/05 E-tranning

E-TRAINING, WHY NOT?

 

 

TEMA: Treinamentos mediados por novas tecnologias: e-trainning

 

Desenvolvido por:

  • Aline Thuler
  • Gabriela Regina Ferreira
  • Jessica Alyni Ferreira
  • Vivian Joice
  • Weverson Teodorico

 

 

Em nosso programa vamos falar sobre E-training.Em um mundo cada vez mais competitivo e interconectado, dificilmente seria possível imaginar uma empresa que não fizesse uso de meios de informação eletrônica. A tendência natural de toda organização é crescer e se desenvolver e neste espaço iremos abordar um assunto de suma importância que as grandes empresas em processo de inovação e diferenciação possuem que é o e-training.

E-training nada mais é do que treinamento via sistemas como, por exemplo, intranet. São cursos veiculados pelo sistema interno da empresa, ele contribui para o aperfeiçoamento do colaborador, desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos.

Num mundo que hoje depende diretamente de meios eletrônicos, a tecnologia como meio de capacitar o funcionário é imprescindível, em que ao mesmo tempo conduz a empresa à diferenciação perante o mercado.

 

:: Mais sobre o tema ::

:: Vídeo

 

TEO – O SERVIÇO DE TREINAMENTO EMPRESARIAL ONLINE

http://www.youtube.com/watch?v=FzHE-HZ_MkE

 

 

Agora é com você!

A tecnologia vem facilitando a vida do ser humano. Dentro das empresas o e-Training vem revolucionando e tornando mais atrativo e menos oneroso os treinamentos em grandes organizações. Trata-se de passar conhecimento de maneira igual a todos os funcionários, disponibilizando o treinamento individual, fazendo com que cada funcionário tenha disponível sempre que precisar um material sobre os treinamentos, e por ter um modo interativo ajuda na aprendizagem e fixa melhor o conteúdo. Levando em consideração que algumas pessoas tem um ritmo diferente de uma para outra em questão de aprendizado, este método facilita a questão de poder rever o assunto sempre que alguma duvida surgir ou rever para fixar melhor o conteúdo disponibilizado.  A partir de suas experiências com e-training ou a ausência dela em seu ambiente de trabalho, o que você acha sobre este novo recurso? Podendo citar exemplos de situações vivenciadas.

69 pensamentos sobre “28/05 E-tranning

  1. Particularmente acho uma proposta interessante pois o mundo está evoluindo tecnologicamente, mas assim como nos outros meios que hoje são tecnológicos, acho que proporcionam mais ainda conflitos de relações interpessoais. Acho que afastam muito as pessoas umas das outras, o que é um problema num ambiente de trabalho.

    • Olá Marina,
      Muito interessante a sua abordagem, se pararmos para analisar com certeza a intereração entre colaboradores diminui. Pois, quando existem cursos presencias , neles, os funcionarios interagem uns com os outros , compartilham ideias e promovem sugestoes em conjunto, para uma situações problema. É algo a se pensar,o ideal é a empresa mesclar seus cursos presencias com os e-training .

  2. E-training é forma do colaborador ter um treinamento dentro de seu ritmo,cada passo pode ser monitorado de forma que garante uma ótima performance e pode ser adequado sob medida para seu a organização.

    • Com certeza Cléia, esse aspecto é muito relevante quando nos referimos ao e-training. Este oferece a oportunidade do funcionário acompanhar os cursos no seu ritmo e poder reve-los assim que necessário.

      O grupo agradece sua intereração em nosso programa.

    • Sim, podemos dizer que é uma forma de lapidar o funcionário. Para que o funcionário possa fazer cursos por exemplo a medida que possa, no seu ritimo como você disse, sem a necessidade de acompanhar um padrão e prejudicar o aprendizado.

      • Concordo com Andreia, e-trainning permite que possamos aprender no nosso tempo, sem prejudicar aprendizado, porem um lado negativo e a distracao que tem aos redores, se por exemplo estiver fazendo em sua casa, e facil voce parar e se entreter com outras coisas. Ainda assim e uma otima idea. Alem disso diminui custos para a empresa.

      • Complementando o comentário da Vanessa, o e-tranning é essencial nas organizações, o mundo gira em torno da tecnologia e quem não se adaptar está fora do mercado de trabalho, um exemplo bem conhecido por todos nós alunos da PUCPR, é o Eureka, um ambiente virtual de aprendizagem, que é trabalhado In Company para desenvolver cada vez mais seus colaboradores.

  3. Sabendo que o E-training é um treinamento via sistemas, como que as empresas tem a certeza que esses treinamentos foram validos para os funcionarios?Qual é a credibilidade?

    • Olá Francine,
      Podemos sim obter credibilidade nos cursos e-training. Está relevância que ele tem , é medida através de testes e provas propostas ao colaborador ao final de cada curso.Oferecendo assim uma oportunidade deste funcionário ter um feedback( para saber se foi proveitoso ou se precisa de mais cursos no assunto) e também um meio da empresa saber se os cursos estão sendo eficaz, através de suas notas geradas no sistema.

  4. Na empresa onde trabalho ainda não presenciei nenhum treinamento deste modo, mas acho que seria interessante por ser flexível e por trazer um menor custo para a organização.

  5. Os cursos intranet são cada vez mais adotadas pelas empresas, pois reduz custos para a empresa, torna flexível o aprendizado do aluno e garante um nível de absorção de conteúdo maior do que treinamentos presenciais.

    • Estamos vivendo uma nova era, uma era em que tudo deve acontecer de forma muita rápida e com facilidade, e os cursos via internet, ou intranet propiciam isso. Este é o nosso presente, e esses meios só tendem a crescer no futuro.

      • Sem duvida alguma , Guilherme, hoje a velocidade com que as coisas mudam é muito rapida. Portanto, a rapidez que temos que nos adaptar à essas mudanças é necessaria , para isso usamos novos meios para nos adaptar à elas,e um exemplo é o e-training, que são os cursos por meios eletronicos. Bem mais flexiveis e acessiveis para os colaboradores.
        Obrigada pela sua participação em nosso programa.

    • Muito bom o reforço dado Luiz Felipe. Realmente, os motivos pelos quais muitas empresas vem optando pelo treinamento e-training ,são justamente esses motivos que você citou . Obrigada pela sua participação.

  6. Parabéns fizeram uma explicação bem detalhada do assunto, abordando desde valores vantagens e dificuldades do tema. Nunca participei de algum programa como esse nas empresas em que trabalhei, confesso que seria um grande desafio, mesmo para descobrir sua eficácia, através da minimização de custos e processos.

    • Agradecemos sua parabenização,Maria Eduarda.
      Pois é, o e-training a partir do momento que implantado na empresa , passa a ser um desafio , de ambas as partes. Tanto do funcionário, que necessita se adequar com os novos critérios de treinamentos, quando para a empresa , que precisa aos poucos adaptar seu novo sistema ao método de aprendizado de seus colaboradores. Mas , sem duvida que, o e-training mesmo após um processo de adaptação, passa a valer a pena quando bem implementado pela organização.

  7. Acredito que esse tipo de treinamento é valido e inovador, é claro que deve ser analisado o tipo de funcionário em que a empresa irá aplicar o treinamento, pois querendo ou não exige um pouco de conhecimento na área!

    • Olá Jessica,
      Pois bem, o perfil dos funcionários devem ser analisados antes da empresa implantar e-training , como treinamentos. Pois estes colaboradores precisam ao menos ter um conhecimento ou instrução para saber lidar com este novo implemento da empresa.
      Obrigada pela sua participação.

  8. Já participei de vários cursos em telesalas da prefeitura, através do programa Semeador, (que inclusive é aberto á comunidade), onde para cada hora de vídeo-aula, é disponibilizado um material no site com aprox.3 horas de estudo, depois avaliação e certificado. Achei todos ótimos, pois tratavam de competências indispensáveis ao desenvolvimento profissional, em seguida é possível baixar o material para consultas futuras.

    • Pois é Jose , e o bacana que o funcionário , recebe um feddebak , através das suas avaliações , como comentou. E inclusive em certos casos recebe até seu certificado e com direito de poder rever seus materias , caso necessite reforçar ou relembrar um assunto de sua relevancia.
      Ótimo exemplo que nos trouxe Jose Luiz, obrigada pela sua participação.

  9. Na empresa onde trabalho existe o processo de E-Training, onde os funcionários controlam suas agendas sobre o processo e a área de RH coordena os mesmos. Atualmente funciona bem. Existem incentivos para que os funcionários realizem ao menos um número “X”de cursos durante o ano.

    • Oi Franciane,
      Pois é, se houver um monitoramento constante do andamento dos cursos e do desempenho que cada colaborador tem, é muito mais fácil conseguir um retorno positivo por parte deste meio de treinamento que é o e-training. Até mesmo promover alguma mudança , como por exemplo incentivos, como comentado, no caso de o colaborador ainda não se encontrar comprometido com seus cursos, a empresa deve achar uma maneira de fazê-lo.
      Obrigada pela sua participação Franciane.

  10. Acho muito proveitoso, pois devemos aproveitar os benefícios do meio digital pra aperfeiçoar-nos. Por exemplo, na empresa que trabalho é muito comum esse tipo de treinamento. Neste semestre está sendo desenvolvida uma matriz de autodesenvolvimento composta por quatro cursos que o funcionário deve fazer caso queira participar de um Processo Seletivo Interno que ocorrerá no próximo semestre. Todo material é desenvolvido pela Universidade Corporativa e disseminado aos mais de 100 mil funcionários, através de “simples cliques”.

    • Com certeza , Célia.É um meio de comunicação, via empresa-colaborador, muito flexivel, em que qualquer mudança que ocorra ou que necessite desenvolvimento, o e-training estará lá para apoiar e direcionar os colaboradores ,para se adaptarem à novas mudanças e novidades.
      Obrigada pela sua interação!

    • A tecnologia está para nos auxiliar de certa forma, aproveitando para nos aperfeiçoar com certeza.Mesmo que e-training, seja um baixo custo para as empresas,não podemos deixar de realizar treinamentos presenciais.

  11. O E-traning é um excelente recurso de treinamentos de funcionários nas organizações, mas acredito que os treinamentos vivenciais não devem ser deixados de lado, e sim, usar um como complemento do outro.

    • Sim Kauana, concordo contigo. Na realidade deve haver uma mescla entre o curso presencial e o e-training. Mesmo levando-se em conta o baixo custo que o e-training proporciona à empresa , vemos que assim como o e-training possuim singularidades o curso presencial também tem suas particularidades , ou seja ao mesclar os dois métodos, a eficácia é maior em relação aos resultados esperados.

  12. O etrainning é uma ferramenta muito usada atualmente pelas empresas, pois reduz o custo com treinamentos presenciais e reduz tempo de aprendizado, tempos de deslocamento dos treinandos e dos treinadores, aumenta a participacao do publico alvo. Estes treinamentos sao a tendencia na questao treinamentos nos pr;oximos anos.

    • Sim , bem provável Luiz Felipe, que nos próximos anos essa seja a tendência. Pois, o mundo está muito dinâmico e repleto de constantes mudanças, que necessitam de reações rápidas também, e nada melhor que o e-training , que é um curso on line, para agilizar um processo de aprendizagem ou capacitação dos colaboradores de uma empresa.
      Obrigada pela sua participação Luiz Felipe.

  13. Vejo esse tipo de treinamento como uma forma de deixar o funcionário mais autônomo. É, com certeza, uma maneira de reduzir custos para a organização, mas acredito que seja necessário o contato com outras pessoas num processo de treinamento, não que não possa ser online, desde que haja interação com pessoas de outros lugares, que seja feito quem sabe por uma videoconferência, etc.

    • Olá Pamella,
      Sim, como já comentado também com nossas colegas Marina e a Kauana, deve-se existir uma mistura com cursos presencias e cursos como e-training. Se analisarmos os aspectos : convivio , interação e trocas de ideias com demais colaboradores, o presencial irá proporcionar boas experiencias quanto à isto, não que no e-training não haja, porém quanto à comunicação com os demais, esta fica mais retraída.
      Obrigada pela participação, Pamella.

  14. O e-Training deve ser mais interativo, deve aplicar com propriedade os recursos de multimídia, valendo-se de todas as inovações possíveis para tornar o treinamento mais agradável e, sobretudo, respeitando os conceitos e premissas desse importante instrumento de comunicação corporativa. No e-Training há uma interação com o treinador, com um conteúdo atual e dinâmico, há uma flexibilidade dos horários.

  15. Na empresa que eu trabalho não temos essa ferramenta em mãos, mais acredito ser uma ótima forma de treinar os funcionários, porque esse recurso continua disponivel depois e como sempre surgem duvidas na hora de executar determinadas tarefas é muito bom ter uma ferramenta como essa a disposição.

  16. O e-training é um recurso interessante que promove o desenvolvimento das aptidões dos funcionários para melhor aproveitamento no ambiente de trabalho, ou seja, é uma ferramenta que permiti ao funcionário aprimorar competências.

  17. É uma ferramenta interessante, basta ver se os funcionários estão realmente aderindo conhecimento, através dos testes de desempenho.

  18. A grande vantagem de se utilizar esse método é que cada um pode caminhar no seu ritmo, pois os treinamentos são passados individualmente. Porém, a desvantagem em se ensinar individualmente é que um deixa de conhecer as fraquezas do outro, portanto, o auxilio entre eles torna-se mais difícil, e algumas vezes pode ser tarde para a solução de um determinado problema.

  19. Este tipo de treinamento como qualquer outro tem suas vantagens e desvantagens. Uma das vantagens o André Luiz citou acima: “possibilita ao funcionário adaptar o treinamento em sua rotina de trabalho, podendo administrar o seu tempo com os estudos necessários e as atividades do dia, e conforme sua vontade”. Mas a interação entre colaboradores diminui, cabe a organização avaliar este método e adequar as suas necessidades.

  20. Eu acho um tipo de treinamento muito interessante. Devido aos crescimentos tecnologicos, que estamos vivênciando. Creio que dessa forma pode reduzir o custo da empresa nessa área e o aluno terá um aprendizado no ritmo dele próprio.

  21. Na empresa onde trabalho não participei desse tipo de treinamento, mas acredito que esse método é um grande aliado das empresas, pois ajuda o funcionário a desenvolver suas habilidades, para que sejam usadas em beneficio da organização.

  22. Até hoje, não conheci uma empresa que oferece esse tipo de treinamento….certamente deve reduzir os custos, porém, não sei se esse treinamento possa prestar um bom conhecimento ao treinado…tenho minhas dúvidas..!

  23. Ainda não tive a oportunidade de participar de e-training, achei interessante tanto para a empresa por se tratar de baixo custo, quanto para o treinando com a aquisição de maiores conhecimentos e habilidades. Mas como tudo tem as suas desvantagens, este tipo de treinamento faz-se perder um pouco a questão de relacionamento como em treinamentos presenciais, creio que talvez o ideal seria a empresa adotar as duas maneiras de treinar, penso que traria um nível maior de satisfação.

  24. É relativo, pois depende da vontade do Trainee se desenvolver profissionalmente e a empresa dar oportunidades para ele se destacar e caso haja interesse de ambas as partes os dois teriam benefícios.

  25. Creio que é uma boa ferramenta, porém não pode substituir o treinamento presencial, aquele que uma pessoa faz, porém esse material deve ser disponibilizado, pois é como foi falado, as pessoas têm metodos diferente e tempos diferente de aprendizagem.

  26. Antes de se implantar o e-training, deve-se analisar muito bem o perfil dos funcionários , para se evitar possíveis conflitos, ainda não tive a oportunidade de participar desse processo, mas acredito que torna-se um grande aliado da empresa, pois permite que o funcionário adapte o treinamento, a sua rotina de trabalho, o que causa mais tranquilidade.

  27. O E-tranning é uma ótima oportunidade de implementar um treinamento para vários funcionários, porém uma questão deve ser levantada, o domínio dos funcionários sobre a ferramenta.

  28. Esse tipo de treinamento facilita muito, tanto para empresa quanto para funcionário. As vezes em um trinamento presencial o funcionário não vai com toda vontade de aprender pois fica com aquele pensamento que está perdendo tempo enquanto poderia estar realizando o seu trabalho.

  29. O e-training não substitui os benefícios que um treinamento presencial proporciona, mas é também uma forma de otimizar os recursos e inovar a forma de comunicação na empresa, além de conseguir alcançar usuários de qualquer lugar e permitir que eles escolham o momento apropriado para os seus estudos.

  30. Com certeza é algo inovador… Pode-se tirar muitas vantagens desse método. Não tive a experiência ainda. Mas gostaria de ter essa funcionalidade na empresa que trabalho.

  31. Todo treinamento é válido desde que seja bem elaborado e bem exposto aos funcionários, os recursos da tecnologia só tendem a facilitar e auxiliar empregado e empregador.

  32. Já fiz muitos e-training e posso dizer que é relativo a eficiência do recurso, devo confessar que quando o assunto não era interessante, eu só passava as telas sem ler para ir direto para a prova e quando me interessava o curso me agregou conhecimento.

  33. O treinamento é valido a todos os profissionais, e a instituição que proporciona ao profissional um treinamento em horário de expediente ganha em varios aspectos.

  34. Acredito que são muito importantes e fazem a diferença. Apenas penso que deveria existir uma meneira de controlar a maneira que o funcionário está realizando.

  35. Nunca tive uma experiência com e-training porém parece ser muito útil no mundo atual em que a tecnologia cresce cada vez mais, algo de fácil acesso ao funcionário, além de ter um custo menor. O que deve-se atentar, pelo fato de não ser um treinamento presencial, é em tornar essa experiência dinâmica. Utilizar dos recursos multimídia, como apresentação de vídeos e também deve haver um meio de se ter interação entre o treinando e o treinador, através de chat por exemplo.

  36. Nunca tive experiência com esse processo, mas pelo que vi é um processo inovador e muito objetivo, onde o treinamento é passados para todos de forma igual e tamém individualmente.

  37. Treinamentos por meios digitais são uma solução para organizações que não podem dispor do tempo de sus funcionários em horario de serviço um exemplo disso é o Subway que disponibiliza treinamentos on line para seus funcionários e os recompensa por isso.

  38. Acredito que os treinamentos eletronicos para serem produtivos e agragarem conhecimento,deve-se ter o comprometimento e a seriedade do funcionario, se nao ele nao serve para nada.Pois ele pode so passar as telas e ir direto ao questionario final, sem ao menos fazer ideia do conteudo que estava fazendo. Mas estes se levados a serio podem agregar bastante conhecimento e trazer beneficios para ambos os lados.

  39. Eu não nunca tive uma experiência de trabalho com e-training me parece util porque o funcionario pode consulta-lo em qualquer momento, mais não muito eficaz porque quando você apenas le não fixa tão bem quanto você ouvi e recebe explicações ou ate mesmo pratica algo.

  40. Toda treinamento é bom, propicia o desenvolvimento do funcionário, ajudando-o a compreender melhor a função que desempenha e o que é esperado dele. Com o e-tranning as empresas podem fazer treinamento com mais frequência e com gastos menores.

  41. Esse tipo de treinamento é super interessante por ser realizado online, com menor custo e por poupar tempo da organização. Sua flexibilidade de horários torna possível que se faça com maior frequência esses treinamentos!

  42. O e-Training deve ser mais interativo, deve aplicar com propriedade os recursos de multimídia, valendo-se de todas as inovações possíveis para tornar o treinamento mais agradável e, sobretudo, respeitando os conceitos e premissas desse importante instrumento de comunicação corporativa.

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