28/05 Inovação & Ação

Inovação & Ação na busca de Jovens Talentos

 

TEMA: Desenvolvimento de Trainees

 

Desenvolvido por:

  • Leonardo Iago Ayres Wagner
  • Braulio Ferreira Filho
  • Andre Pavin
  • Andre Strapasson
  • Jhaison Mocellin
  • Guilherme Artigas

A busca das empresas por profissionais cada dia mais qualificados e comprometidos com a direção de grandes organizações, fez com que os processos seletivos mudassem o foco. Hoje em dia, jovens recém formados, com vontade de aprender e atitude para mudar são alvo para futuramente gerir essas organizações.

A partir do reconhecimento dessa necessidade de pessoas mais jovens e por consequência menos experientes, o treinamento se tornou essencial. Capacitar e moldá-los de acordo com os princípios tradicionais deixando uma aba para novas ideias é a receita do sucesso.

Para entender como funciona o desenvolvimento de trainees segundo essa nova visão de mercado, vamos citar três exemplos: a empresa AmBev, considerada das melhores de 2012, a Unilever e o Grupo boticário que aposta em jovens, como princípios voltamos para a preservação do meio ambiente e responsabilidade social.

A AmBev, para começar uma carreira investe forte nos seus trainees. Em seu processo de adaptação o funcionário passar por todas as áreas para que ele possa aprimorar seus conhecimentos práticos e analise melhor através da vivencia em qual área atuar. O dinamismo, a habilidade de negociação, a iniciativa e a atitude é o que determina o futuro de cada selecionado.

A Unillever não fica atrás, também utiliza o processo rotatividade entre todas as áreas da empresa, trazem cursos, que geralmente usam o sistema e-learning, que lhe permite aprender no seu próprio ritmo e controlar seu desenvolvimento. A empresa apoia e busca desenvolver as habilidades de liderança dos trainees.

Uma novidade para nós é a interação do trainee com o meio ambiente, utilizado no Grupo Boticário, realizam projetos de desenvolvimento dos trainees nas áreas verdes, aproximando mais, e qualificando seus funcionários. A intenção é de promover a formação de profissionais que protagonizem soluções para a conservação da natureza e sustentabilidade.

Ter profissionais em seu quadro que conheçam não somente a sua área, mais a empresa como um todo agrega valor ao profissional. Uma pessoa que recebe valores da empresa e sabe o quanto se investe nela com certeza retribuirá com o seu melhor. As organizações apresentadas acima são consideradas as melhores empresas para se trabalhar através de pesquisas sérias que contemplam níveis de rotatividade. Investir em pessoas é a melhor opção geração de recursos no futuro de qualquer empresa.

 

Agora é com você!

 

Há algum tempo as organizações estão buscando cada vez mais jovens recém-formados para moldá-los conforme as suas necessidades. Quais as implicações positivas e negativas desse processo? Como jovens estão mudando o perfil gerencial das organizações?

Você sabe porque as empresas do Brasil estão mandando seus funcionários Trainees para desenvolvimento no exterior?


60 pensamentos sobre “28/05 Inovação & Ação

  1. Os pontos positivos são que o funcionario vai estar alinhado ao perfil da empresa como normas valores e visão um ponto negativo de tudo isso é que um jovem recém formado esta apenas comecando sua carreira profissional e esta em busca de desafios e talvez seja dificil molda-lo.

  2. O trainee tem a vantagem de ser uma pessoa de facil adaptação e adequação as normas e culturas da empresa. Dessa forma a as empresas investem nesse candidato, fazem treinamentos no exterior para que ao voltar ele consiga trazer para o ambiente da empresa uma nova cultura, um novo pensamento para administrar os problemas que poderam surgir.

    • Acredito também que as organizações apostam em seus trainnes devido a versatilidade de suas habilidades, além de contar que ele traga junto com a sua bagagem , novos procedimentos, melhorias para a empresa e também disseminem o conhecimento adquirido lá.

  3. Pelo fato do trainee ir sendo moldado aos poucos com as características essenciais da empresa, futuramente ao assumir uma posição de liderança, suas escolhas estarão voltadas para o foco que a empresa deseja.

  4. A maior vantagem é poder moldar o jovem profissional de acordo com a empresa mas o negativo é a falta de experiência e a impaciência dos jovens de hoje em crescer. Esses jovens tem deixado as empresas mais tecnológicas, mais flexíveis e inovadoras.

  5. Independente da intenção das empresas o importante é que jovens tenham a possibilidade, alguns de adentrar ao mercado como primeiro emprego e outros de iniciar uma carreira em busca de treinamento e qualificação profissional em várias áreas para alcançar o topo da pirâmide.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s