22/05 Recrutamento Externo

RECRUTAMENTO EXTERNO

 

TEMA: Recrutamento Externo

 

Desenvolvido por:

  • Camila Franco,
  • Fernanda Wendler
  • Guilherme Basso
  • Thereza Assef

Cada vez mais as empresas se preocupam em realizar um processo de recrutamento externo eficiente para atrair candidatos com o melhor perfil para a vaga que está aberta. Muito podem pensar que um processo de atração de candidatos com muitos inscritos foi um sucesso, mas as vezes isso gera muito mais trabalho na hora da seleção que se imagina.Muitas empresas não dão a atenção necessária ao processo de recrutamento. Infelizmente organizações pensam que recursos humanos são abundantes e que podem ser facilmente atraídos ou repostos.

Varias são as formas de se recrutar candidatos, entre as mais tradicionais ate as mais modernas, no caso as redes sociais e recrutamento em campus de universidades. Mas o sucesso em recrutamentos em redes sociais se deve principalmente ao baixo custo, para falar a verdade custo zero. No entanto, as redes sociais não devem ser utilizadas como único recurso de recrutamento e seleção. De toda maneira, elas não podem de forma alguma ser ignoradas, pois fazem parte dessa geração de talentos que desejamos atrair. Mas um cuidado que os candidatos devem tomar é o fato de que em redes sociais informações que vão alem do âmbito profissional podem ser encontradas.

Um exemplo de organização que utilizou as mídias sociais para realizar o recrutamento externo foi o Hospital Pequeno Príncipe. No ano de 2011 não teve tantos candidatos que se inscreveram após ver o anuncio nas redes sociais, mas no ultimo processo que aconteceu esse ano (2012) foi um sucesso. É fácil perceber que no caso a intenção era atrair jovens, e atualmente os jovens estão mais atentos ao que acontece na web ao que acontece em outros meios de comunicação, ou seja, difícil encontrar uma local melhor para atrair candidatos jovens que redes sociais.

O que você acha?

Você acha correto uma empresa ” espionar ” perfil de redes sociais de candidatos e levar essas informações em consideração na hora de contratar?

80 pensamentos sobre “22/05 Recrutamento Externo

  1. É importante para a empresa fazer pesquisa sim nas redes sociais já que assim ele pode ver qual é o perfil do candidato que ela quer contratar e ver se realmente le é a pessoa certa para a vaga.

  2. Eu acho correto a empresa visualizar o perfil do candidato na rede social porque ali vai acabar conhecendo melhor o perfil do candidato e como a intenção do recrutador é não errar é escolher a pessoa certo pro lugar certo eu concordo em levar em consideração essas informações na hora de contratar.

  3. Não acho ser errado a empresa consultar os perfis de redes sociais dos candidatos. Com a evolução tecnológica é normal que as ações na hora de recrutar e selecionar evoluam também. Se essa consulta for utilizada como um auxílio na hora do recrutamento e seleção será possível ter mais informações do candidato para assim avaliar melhor seu comportamento e se seus valores condizem com os da organização.

  4. Na minha Opinião, com o avanço das redes sociais e seus beneficios, é muito importante que as organizações tambem busquem candidatos nesses meios. Acredito que areas ligadas a artes, inovações e criatividade tem muito a ganhar com essa busca de profissionais.

  5. Acredito que o recrutamento é uma grande ferramenta para a organização que busca agregar novas experiencias, ao trazer novos individuos para fazer parte das equipes de trabalho a organização ganha novas idéias e sai um pouco da zona de conforto onde os funcionários atuais se encontram, pois com o passar do tempo quase que certo que os colaboradores não entrem em uma zona de conforto.

  6. O recrutamento externo trabalhado com base na inovação, consiste em buscar e atrair o perfil ideal para a organização, além do que o investimento em novas pessoas permite a empresa chances de encontrar novos talentos e renovar o ideal e o animo do quadro funcional. Tratado com seriedade o recrutamento externo pode atrair candidatos conforme a necessidade atual da organização e entregar não números, mas sim resultados.

  7. Acho válido, porém arriscado, pois para muitos, inclusive profissionais extremamente engajados em seu trabalho, teclar em redes socias é apenas um fútil passatempo.

  8. Eu não acho totalmente correto, as empresas possuem outras ferramentas mais específicas para a seleção do novo funcionário. Acho as redes sociais algo muito particular.

  9. Não acho errado. Pelo contrário, é valido desde que não afete a intimidade e o espaço do candidato, hoje em dia as empresas tem muita dificuldade em encontrar mão de obra qualificada para as vagas que oferece e deve buscar o máximo de informações possiveis para obter êxito nas contratações.

  10. Acredito que as redes sociais devem ser vistas como um complemento e não levar somente essas informações para enfatizar uma possivel contratação. Acredito que na entrevista pessoal mais informações serão destacadas aí sim poderá se obter maior informações.

  11. É válido “pesquisar” sobre a vida do candidato nas redes sociais, porém não é só isso que deve ser feito no recrutamento externo.

  12. O Recrutamento externo é importante, pois se houver somente o recrutamento interno o quadro de funcionários ficará o mesmo e não contribuindo para inovações. Porém, estou certa de que a divulgação é fundamental para que não haja desperdício de tempo. Depende muito do cargo ofertado para saber aonde será feita a divulgação, via facebook atrairá muitas pessoas, podendo só tirar o tempo dos selecionadores. Já uma universidade é um bom local para divulgação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s