22/05 PAPO INTERNACIONAL

TEMA: Recrutamento Internacional

 

Desenvolvido por:

  • Bruno Soares Zortéa
  • Guilherme Kuster Leal
  • João Antonio Gonçalves
  • Roberto de Oliveira Filho
  • Wesley Motin

Recrutamento Internacional é uma realidade. A cada dia pessoas procuram empregos em outros países com o intuito de crescer profissionalmente e financeiramente. As empresas estão necessitadas de mão de obra cada vez mais especializada, e por que não retirar esses profissionais de outras nações?

Recrutamento é o processo de descobrir candidatos potenciais para vagas na organização já existentes ou previstas. Por outra perspectiva, é uma atividade ligada, que põe em contato os que têm cargos a preencher com aqueles que procuram cargos.

O primeiro objetivo do recrutamento é comunicar a posição de tal maneira que as pessoas em busca de emprego respondam, uma vez que quanto mais candidatos houver, maior a chance do recrutador encontrar uma pessoa que seja mais qualificada para os requisitos do cargo. O segundo o objetivo do recrutamento é realizar um bom programa de recrutamento para atrair os qualificados, mas não os não-qualificados.

A imagem da organização deve ser considerada uma limitação em potencial. Se a imagem é percebida como desfavorável, a probabilidade de atrair muitos candidatos é reduzida.

A pessoa que tem a oportunidade de obter uma experiência importante como essa em um novo ambiente organizacional, aprendendo uma nova língua, cultura e crescendo como pessoa será possível criar um diferencial no seu currículo e dessa forma se diferenciar dos demais profissionais. As vantagens do profissional que a faz se submeter à uma nova oportunidade de emprego são: Capacidade de liderança e experiência prática, capacidade de criar redes internacionais, contato direto com outro ambiente cultural e tecnológico e uma experiência multicultural.

Para um bom Recrutamento Internacional é preciso fazer uma seleção, uma avaliação psicológica e um treinamento adequado para que o investimento no potencial humano seja da forma mais eficaz para promover as mudanças necessárias. Nos tempos que correm e com a crise atual torna-se premente recorrer ao mercado externo. As empresas têm que se internacionalizarem para não fecharem ou caírem na crise que as rodeia. Para isso o conhecimento dos mercados externos é de extrema importância. As pessoas têm que dominar novas línguas, novas tecnologias, adaptar-se a novos procedimentos laborais e conhecer e dominar outras legislações de trabalho. O estudo da legislação local, a fiscalidade, a obtenção de vistos/legalização de trabalhadores, a transferência de divisas entre outros fatores vão determinar o sucesso ou não do negócio.

Também deve ser levado em consideração a influencia do governo no processo de recrutamento não pode ser ignorada. Alguns exemplos de influências do governo são estipular percentuais e protegerem contra a discriminação, como sexo, idade, experiência, entre outros.

Agora é com você…

Criando uma situação hipotética em que você precisa escolher o diretor financeiro de sua empresa que possui sedes em mais de 40 países. Sua matriz se encontra em Curitiba. Qual o processo de seleção você acredita ser o mais adequado: Interno, externo ou internacional? Justifique.

68 pensamentos sobre “22/05 PAPO INTERNACIONAL

  1. O recrutamento internacional é uma otima opção para as organizações. Quando aproximamos culturas diferentes é possivel agregar muito mais conhecimento e novas ideias.

  2. Estive em Rondônia no começo do ano, visitei obras de hidrelétricas.
    Lá havia mais funcionários de outros países que brasileiros. Detalhe que as obras que só beneficiarão o nosso pais. É uma pena pois eu vi que brasileiros não queriam trabalhar e preferiam ficar dependentes de programas de distribuição de rende do governo enquanto que pessoas de outros países da America do sul aumentavam a renda própria e ganhavam conhecimento e habilidades que brasileiros poderiam aprender.

  3. Creio que o recrutamento externo traz para a organização os mesmos beneficios de um recrutamento externo só que de forma potencializada, ou seja, agrega novas e grandes experiencias as equipes de trabalho, porêm os custos e o tempo para se realizar o processo e todas as dificuldades e duvidas do processo tambem são potencializadas.

  4. Um processo internacional, afinal a empresa está atuando em vários países e seria de bom senso procurar um profissional que também esteja adaptado á esta realidade, ou seja, inserido no mercado de trabalho global.

  5. A busca por profissionais internacionais, muitas vezes, está relacionada a uma vontade de mudança de comportamento ou estrutura da organização de forma que esse profissional possua a experiencia e conhecimento necessário para viabilizar uma mudança desse nível, porém a organização pode simplesmente reconhecer um talento e resolver investir nele para crescimento dela própria e do individuo.

  6. Primeiro eu faria um recrutamento interno, por mais que tivesse mais de 40 sedes primeiro daria oportunidade interna para meus funcionários e incentivar os mesmos ao crescimento,

  7. Acho interessante buscar profissionais internacionais, como ela atua em vários países o aspecto mudança pode não trazer problemas para a empresa, pelo contrário, uma vez contratado o indivíduo só tende a trazer riqueza tanto no trabalho, cultura e experiências.

  8. Num recrutamento externo, o modo que deve ser feito é muito maior, pois exige que um pessoas troque de pais para o trabalho, sendo assim, em muitos casos a organização banca a moradia e alguns outros beneficios, no entanto é um recrutamento muito mais caro, só que para ter um resultado muito maior.

  9. Creio que o interno e no exterior sejam os mais adequados. O interno pois é possível que já exista alguem capacitado e no exterior por ja ter a empresa em outros locais.

    • Sim Fernanda, porém temos que pensar que nos dias atuais, temos que lidar com a concorrência e com empresas que já estão participando do recrutamento internacional. Se não nos adaptarmos, não vamos conseguir ficar no mercado de trabalho por muito tempo. pense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s