29/05 Os problemas e desafios

OS PROBLEMAS E DESAFIOS NA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ESTAGIÁRIOS

TEMA: Desenvolvimento de Estagiários

 

Desenvolvido por:

  • Andréia Aparecida Bressani Pinto
  • Caroline Kazmierczak Dutra de Moraes
  • Elaine Cristina Antunes
  • Flávia de Fátima Messias Alves
  • Heitor Kazuhiko Tomimatsu Tadano
  • Jessica Juan Chao

As pessoas deixaram de ser um recurso produtivo ou mero agente passivo da administração para se tornarem o agente ativo e proativo do negócio. Assim, com o avanço e mudanças se tornou necessário e obrigatório hoje nas empresas o desenvolvimento de pessoas. Para que a empresa consiga melhor adequar-se ao ambiente é a inovação, que o autor Wèchsler (1993) define como “a implementação realizada, com sucesso, de uma ideia criativa para produtos ou processos dentro de uma organização”. Uma das formas de se inovar é através dos estagiários. Destacando o seu papel e a sua importância na organização. O nosso programa irá tratar dos problemas e inovações no desenvolvimento de estagiários, traremos exemplos de grandes empresas de sucesso. Abordaremos também das dificuldades encontradas pelas empresas no momento de inovar e por que não encontramos tantas inovações hoje na área.

 

:: Mais sobre o tema ::

:: Vídeos

 

Destaque Nube – Como fazer um Programa de Estágio de Sucesso
http://www.youtube.com/watch?v=n-4L6libbTA

Como preparar melhor os estagiários para atuarem no mercado de trabalho?
http://www.youtube.com/watch?v=DdEjR0IZ8eg

Fórum – A importância e os desafios do estágio – Parte 1 (22/10/11)
http://www.youtube.com/watch?v=QBsKPIHUjsk

Fórum – A importância e os desafios do estágio – Parte 2 (22/10/11)
http://www.youtube.com/watch?v=DoCgC1FV_z4
:: NUBE – Núcleo Brasileiro de Estágio.

http://www.nube.com.br/estudantes/programas_estagio

Agora é com você!

Por que é tão difícil encontrar inovações no desenvolvimento de estagiário?

77 pensamentos sobre “29/05 Os problemas e desafios

  1. Talvez seja tão difícil porque a maiorias das empresas que procuram um estagiário não estão preocupados com seu desenvolvimento e sua aprendizagem, apenas usufruir de mão de obra barata sem vinculo empregatício.
    Algumas das empresas não pensam no estagiário como um futuro profissional, não investe em um bom programa de estagio e muito menos no seu desenvolvimento profissional.
    Mais é claro que ainda existe empresas serias com ótimos programas de estagio.

  2. O desenvolvimento de estagiários pode ser de difícil acesso devido a imagem que a maioria das pessoas tem sobre o estagiário, sendo aquele que está lá de forma mais barata, pau para toda obra e alguém que já tem seu desenvolvimento através da faculdade. É preciso mudar a forma de pensar o estágio para assim garantir um desenvolvimento e investimento maior sobre ele.

  3. Existem no mercados empresas de dois tipos as que buscam no estagiario o desenvolvimento de um novo talento que traga crescimento para si e para toda a organização e outras empresas que buscam somente a mão de obra mais barata ou somente como uma ferramenta para se atender a legislação vigente.

  4. Talvez por que inovar na maioria das vezes implica em custos, e nem todas todas as empresas estão dispostas á investir no estagiário, apenas querem uma mão de obra á custos menores por determinado período.

  5. Talvez por termos a pessima cultura de acreditar que os estagiários não agregam valor e só serve para tirar xerox. Como programas de inovações envolvem custos, por que gastar com um estudante que logo vai embora? Pensamento preconceituoso e ultrapassado, mas que não adianta negar, existe sim e que coloca barreiras no crescimento profissional do indivíduo e no que isso traria de positivo para a empresa.

  6. Porque este início de carreira não é aproveitado da maneira que deveria ser, não é valorizado. POr isso é tão difícil propor inovações nesta função. Mas acredito sim que promover uma atenção maior para os estagiários é a melhor opção para futuros funcionários comprometidos e engajados.

  7. Concordo plenamente com a Bruna, as empresas veem o estagiário como mão de obra barata e não agregam valor nele como profissional do futuro. E para esse cenário se tornar válido envolvem custos que muitas empresas não estão dispostas a arcar. O programa de estágio deveria ser de aprendizado para ambas as partes, e a empresa deveria tirar proveito desse aprendizado para obter e criar um bom profissional.

  8. Hoje em dia o que muitas empresas procuram são estagiarios que possam a ser grandes talentos em sua organização, dessa forma são feitos programas de desenvolvimento e capacitação destes, melhorando suas habilidades e conhecimento.

  9. Como que um funcionário vai se manter motivado se não se sentirem importantes em seu local de trabalho ? Por isso existe os treinamentos, para que eles aprendam e se sintam melhores capacitados e estejam bem consigo mesmos. Porém como sabemos, muitos empresas, geralmente as pequenas e médias não investem, por que não querem arcar com os custos, só que o custo que irá arcar mais tarde com a rotatividade e absenteísmo com certeza será maior. Devemos refletir para não fazer o mesmo erro em nosso futuro próximo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s