Fórum

“Para além da sala de aula: produção e compartilhamento de Conhecimentos em rede e que ultrapassou os muros da universidade”

Vivemos nas últimas semanas momentos intensos de muitas pesquisas e estudos. Fizemos parte de um projeto grandioso e arrojado que nos desafiou a desenvolver um trabalho que foi apresentado com a ajuda de uma ferramenta que não fazia parte de nosso cotidiano, a Radioweb. Apesar de não ser na área de Comunicação em que futuramente iremos trabalhar, cabe a qualquer profissional saber se expressar, além de articular bem as palavras com o objetivo de melhor transmitir a informação, principalmente em momentos de “pressão” em que devem rapidamente encontrar uma solução e a resposta adequada para a ocasião. Um bom administrador além das características gerenciais deve ter habilidades que os diferenciem dos demais. Com esse intuito, na disciplina de Gestão de Pessoas – Fluxo de Pessoas, proporcionamos uma experiência única e diferente de tudo que vocês já tinham e realizado em sala de aula. Aliás, fora da sala de aula e sim num estúdio de Radioweb, apresentando programas sobre Inovações na área de Gestão de Pessoas. Dessa proposta surgiu a Série Interações – Gestão de Pessoas, com 32 programas inéditos com inovações e totalmente produzido e apresentado por vocês, alunos do 5º período do curso de Administração. Um desafio que propusemos a vocês: em grupos pesquisar inovações na área de Gestão de pessoas, adequar o conteúdo numa linguagem de Radioweb e apresentar para o mundo. Para o mundo sim, pois estando na “Rede” seu alcance é global permitindo que o conhecimento ultrapasse os muros da Universidade e seja socializado com todos.

Experienciamos um novo ambiente de trabalho e metodologia no ensino de Administração, ampliamos o espaço da aula, incentivamos a pesquisa e a aprendizagem colaborativa fazendo uso das tecnologias da informação e comunicação estimulando a interação entre os grupos apresentando práticas inovadoras na área de Gestão de Pessoas. Foram muitos momentos juntos, horas cansativas de pesquisa, finais de semana “perdidos”, mas que ao final o resultado foi mais que gratificante.

Gostaríamos que expressassem tudo que viveram nessas últimas semanas de trabalho intenso mas que valeram a pena. Sabemos que existiram muitas dificuldades e que os temas foram desafiadores. Contem-nos como foi trabalhar em grupo, apresentar um programa de radioweb, o que achou da metodologia deste projeto, quais foram as surpresas, as superações, os desentendimentos, o que mais ficou marcado, que feedbacks receberam e qual o aprendizado dessa experiência. Podem escrever o quanto quiserem, sabemos que vocês têm muito a nos dizer. Queremos saber tudo que sentem, afinal vocês foram os grandes vencedores nesta batalha do conhecimento. 

33 pensamentos sobre “Fórum

  1. trabalhar em grupo nem sempre é facil, mas no nosso a coisa fluiu bem. todos pesquisaram, e aqueles que nao eram tao desenibidos para falar ao vivo ficaram com as perguntas recebidas, e eu que nao via problemas em falar e responder aos questionamentos fiquei como um dos 3 narradores. no final acho que foi muito valido e que se pesquisassemos um pouco mais alem conseguiriamos fazer um programa ainda mais completo.

    • Antes de colocar o trabalho em prática não imaginei o retorno real que nos daria, fazer algo diferente e dinâmico fora da teoria nos agrega um conhecimento real e positivo.

  2. Muito legal!!! E o coração quase saindo pela boca. hahaha…
    O trabalho do Marciano, da Edjane e dos demais colaboradores da rádio junto a PUC-PR nos trouxeram esta grande experiencia, pessoas assim são inovadoras e acreditaram na junção de tecnologia e conhecimento, e este trabalho foi uma forma descontraida, divertida de aprender. E algo que levaremos para nossa formatura, um dos momentos da nossa graduação que ficará na memoria.

  3. Achei muito bacana, com certeza um aprendizado e tanto. Aquele nervosismo e frio na barriga junto com a vontade de se superar foram da hora!! Só temos a agradecer pelo suporte e oportunidade que os professores Marciano e Edjane nos deram. Vamos levar esta experiência para a vida!!

  4. Adorei!!
    Lembrei das palavras do professor Marciano em sala: “Será o trabalho mais inovador que já fizeram em sua formação!” Promessa cumprida, hein, professor?! Pesquisamos, trocamos idéias, idealizamos, nos dedicamos, perdemos (investimos) horas de sono e finais de semana… ensaiamos, nos corrigimos e mostramos que juntos somos capazes de fazer diferente! Foi excelente, adorei mesmo… Parabéns pela idéia!

  5. Muito legal poder ter uma experiencia como essa, diferente de tudo que vemos em nosso curso. Não foi fácil, pois nunca fizemos isso antes, porém ao final ,ver nosso trabalho pronto, depois ouvir nosso programa foi muito gratificante.

  6. Experiência gratificante. No inicio, embora não parta de algo com cunho vexatório, me senti um tanto envergonhado de me expor diante de todos. O trabalho está concluído, obrigado aos professores e parabéns a todos.

  7. Foi e esta sendo uma experiência e tanto, na verdade foi dificil por ser tão novo para nós, que estamos acostumados a rotina de papel e quadro negro. Foi uma oportunidade onde pudemos mostrar o nosso potencial, não apenas para o professor mas para muitas outras pessoas, que podem nos escutar e ter acesso ao nosso trabalho. Isso é desafiador. Além disso, como pudemos ouvir a nossa rádio e a dos colegas, aprendemos muitas coisas, que com certeza iremos melhorar para realizar o próximo trabalho. Foi muito legal, diferente e inovador. Queremos mais!!

  8. O que dizer de uma experiencia unica, sair da sala de aula para apresentar programa de radio, uma nova metodologia de informação e comunicação, que nos estimulou a interação com os colegas, trabalho que exigiu muito de todos “Cansativo”,Com certeza gratificante, mostrou o quanto somos capazes de enfrentar barreiras e fazer acontecer,levamos conhecimento e informação,fizemos a diferença, acho que o resultado foi excelente por parte de todas as equipes que apresentaram seus temas. Tenho que parabenizar, o prof. Marciano e prof.ª Edjane pela iniciativa.Valeu!!!

  9. O que!? Fazer um programa de radio!? Foi a primeira coisa que pensei. Nunca tinha passado pela minha cabeça em fazer um programa de radio. Fiquei pensando se realmente ia dar certo, se iamos conseguir fazer algo realmente bom. E hoje posso dizer que foi excelente a experiência. Foi ÚNICA. Claro que passamos por dificudades devido ao nosso tema, mas continuamos trabalhando e pesquisando. No começo somente duas pessoas do grupo iam falar, depois resolvemos pensar e analisar e foi decidido que todos iamos falar um pouco. Cada um com uma parte diferente. A minha superação com certeza foi ter que falar, como sou muito tímida, fico muito nervosa. Mas treinei, estudei e respondi as perguntas e foi tudo muito legal. Realmente me superei! Obrigada Professor Marciano e Professora Edjane pela oportunidade. E Parabéns pela Inovação!

  10. De primeiro momento um nervosismo, o coração disparado, mais depois tudo fica bem, ai você vê que esta experiência foi valida… e que vamos levar para nossas vidas. Agradeço a todos e aos professores!!!

  11. Foi muito bom poder realizar esse trabalho. No começo a gente ficou um pouco inseguro, tiveram algumas discussões, afinal são muitas idéias e pessoas diferentes, mas quando colocamos tudo o que tínhamos feito em prática, foi gratificante. Foi uma experiência única, que com certeza deveria se estender a outras matérias. Parabéns ao professor Marciano que teve essa idéia e inovou, e acima de tudo, ter nos dado todo o suporte.

  12. Primeiro, parabéns aos professores por inovarem e surpreenderem os alunos. O programa na radioweb foi assustador e emocionante, como se não bastasse toda a ansiedade e nervosismo durante o programa tivemos que encarar as perguntas pentelhas de nosso caro professor Marciano. No todo o trabalho foi muito interessante, desafiador e gratificante, pois nos tirou do comodismo do cotidiano acadêmico, promovendo inovação, interação e muito conhecimento.

  13. Oportunidade única….sem dúvida. Com essa atividade, temos uma nova visão de processos, reflexões, análises e principalmente na gestão de pessoas. Essa inovação, nos ofereceu um conhecimento em que poucas universidades tem a oferecer….a de trabalharmos com todas as turmas de administração, e não só com uma turma. Vejo pelo blog, que a participação e os pontos de vistas das pessoas foram muito oportunas. Muito obrigado a você, Professos Marciano, por nos proporcionar uma atividade que sempre será aplicada ao nosso ambiente profissional. Meus parabéns….!!!

  14. Esse trabalho nos mostrou que nosso maior desafio é o medo. Ficamos preocupados, achamos que não iria sair nada, que íamos gaguejar na fora de falar e enfim conseguimos, não saiu o trabalho mais excelente, porém demos o nosso melhor. Parabéns professor, por ter acreditado na gente, e por nos dar essa oportunidade.

  15. Uma experiência única!
    Este trabalho exigiu de todos nós muito estudo e dedicação, e sem dúvida a experiência foi muito gratificante para todos! No começo, todos estavam nervosos e inseguros, mas no final, ninguém mais queria que o programa terminasse. Foi um desafio e tanto, que proporcionou a nós um grandioso aprendizado. Agradeço a todos pela oportunidade e parabéns pela iniciativa!

  16. Foi um trabalho desafiador, que me tirou da zona de conforto e também me proporcionou muito aprendizado, gostei muito de realizá-lo quero parabenizar a todos os alunos, e principalmente ao meu grupo pelo trabalho realizado, e agradecer ao professor Marciano pela oportunidade e a professora Edjane pela ajuda.

  17. Além das expectativas, um trabalho que utilizou um meio de comunicação diferenciado para trazer mais conhecimento para nós que fizemos os trabalhos, quanto para compartilhar conhecimento para outros alunos que puderam interagir e aprender sobre os temas.

  18. Como foi incrivel a experiencia!!!! A principio a surpresa pelo modo a qual fomos desafiados. Como assim administradores comandando um programa de radio? mais uma vezes estavamos sendo convidados a sair da zona de conforto e inovar. E como foi gratificante saber que fomos capazes e obtivemos sucesso. Ser administrador é isso… Ver uma oportunidade e agarra-la com as duas mãos.!

  19. O resultado foi ótimo, os conteúdos abordam todas as frentes da gestão de pessoas, e foi muito bom ver alguns colegas com tanta desenvoltura e talento para a comunicação.

  20. Participar de uma ideia inovadora nem sempre trás tranquilidade ou sossego para nós, porém a experiencia depois de concluída se mostrou gratificante e mais tranquila para apresentar do que para pesquisar. Realmente os temas e a proposta de demonstrar inovações nos mesmos foi o que mais dificultou a ação e elaboração do trabalho.

  21. Participar da Rádioweb hahahha… Parecia uma loucura… Não nego que a minha primeira reação foi questionar qual o aprendizado teríamos? Ou até mesmo comentar, mais isso não é da minha área.
    Porém, só depois de participar, de pesquisar, de me envolver, de aprender e com isso descobrir uma maneira diferente de absorver o conhecimento, é que pudemos dar o devido valor e assim agradecer ao Prof. Marciano e a Profa. Edjane pela experiência ÚNICA que proporcionaram.
    Aprendemos em nosso curso que bons administradores precisam ter jogo de cintura, e a produção de um programa nos envolveu em novo desafio.
    “Não é porque fazemos administração que precisamos nos vestir com uma roupagem fixa e fazer somente aquilo que está ao nosso alcance, precisamos ser versáteis e utilizar todos os meios para adquirir a maior experiência possível. O mundo pede uma visão sistêmica, pessoas dinâmicas, que saibam trabalhar em grupo, pessoas que inovem, assim posso afirmar que produzir a rádioweb não foi apenas para ganhar uma nota e sim para agregar valor ao meu currículo e mostrar o que os administradores fazem de Melhor: Superar Desafios…”

  22. Muito Bom!
    projeto inovador de qualidade,no começo um poco estranho mas no decorrer do tempo com o trabalho em equipe tudo deu certo.Expectativa dos narradores dos responsáveis pelas perguntas enfim um nervosismo normal que no final acabou tudo dando certo…

  23. Quando fiquei sabendo que teriamos nos tornar radialistas por alguns minutos, a ideia parecia suuuper bacana e ao mesmo tempo nos trouxe um grande medo, mas ao longo do trabalho as dificuldades foram aparecendo e tentamos levar com muita determinação. Acredito que essa oportunidade pode nos trazer uma vivencia desconhecida e uma experiencia unica para nossas vida. Mais uma vez, quero agradecer ao Prof Marciano e a porf Edjane pela oportunidade de um trabalho tão raro em uma universidade.

  24. Apesar de parecer tão clichê, vou ter que dizer, rs, não há palavras pra descrever esse trabalho. Em poucos dias em me vi em contradição, pois no começo não ‘curti’ muito a ideia, mas depois eu fui me aprofundando mais e mais. Foi um desafio pesquisar o assunto, mas foi de um grande aprendizado ao mesmo tempo. Uma experiencia verdadeiramente única! Infelizmente no começo eu torcia pra que não fossem muitas as pessoas que nos ouviriam. Mas no decorrer do projeto, minha vontade era que todos pudessem ouvir o que falávamos! Entrei no estúdio muito anciosa, e sai de lá com uma vontade enorme de ficar mais e mais. O prof. Marciano nos desafiou ao vivo, fazendo perguntas, rs. Que mistura de sentimentos e sensações, mas sair de lá sem conter o sorriso e a satisfação não tem preço!!! Foi incrível, obrigada professor, por proporcionar a verdadeira inovação na forma de aprender!!!

  25. Foi um trabalho maravilhoso só o fato de ser um trabalho INOVADOR diferente do que estamos acostumados já fez valer a pena.No começo pensei que seria difícil mais as pesquisas foram bem feitas e proveitosas o grupo fluiu e o trabalho ficou pronto.O medo de apresentar ao vivo uma radio de ser ouvido e avaliado por todos aumentava a cada dia mais isso ajudou muito no nosso aprendizado, de certa forma exigiu ainda mais de nos mesmos, foi ai que a sintonia do grupo contribuiu passamos finais de semana ensaiando, acrescentando e ajustando como seriamos uns dos primeiros grupos não tínhamos ideias de como fazer mais a professora Edjane e o professor Marciano deram total apoio e tudo correu bem.
    O mais gratificante de tudo isso é ver ser trabalho sendo reconhecido e elogiado, vendo que seu esforço valeu a pena e contribuiu para muitas pessoas e ainda vai poder contribuir.

  26. Foi um projeto muito trabalhoso onde foi exigido muito de todos do grupo, mas que teve como retorno um ótimo aprendizado, mostrando-nos que mesmo estando na faculdade, podemos mostrar do que somos capazes. Fico muito orgulhoso de que nossas idéias podem influenciar dentro das organizações. E gostaria de agradecer ao professor Marciano Cunha e a professora Edjane Madza por proporcionarem essa oportunidade de aprendizdo para todos.

  27. Realmente foi algo inovador, nunca tinha participado de algo parecido, porem foi trabalhoso e cansativo, pois a informações dos setores públicos são confusas e difíceis de achar, o que nos rendeu alguns sábados inteiros de estudos. Contudo procuramos fazer tudo da melhor forma possível, e sem duvida nos mesmos nos surpreendemos com nossa apresentação. Acho que o trabalho acabou envolvendo todos de uma forma muito agradável, pois todos participaram de todos os programas e cada programa, surgiam novas ideias para melhorar o próximo. Bom, os idealizadores estão de parabéns, ao meu ponto de vista, foi um grande sucesso a Radioweb.

  28. Oscilamos entre momentos de estresse e de descontração. Nos empenhamos muito para realizar um bom trabalho, não só para quem estava ouvindo nosso programa, mas principalmente para nós mesmos. Falar ao vivo e improvisar não foi fácil. Foi realmente um processo inovador, que acrescentou mais um desafio em nossas vidas profissionais e pessoais. Acredito que a Série Interações foi um sucesso, e pudemos mostrar um pouco de nós para nossos professores e colegas.

  29. Foi um trabalho muito interessante e inovador, aprendi muito com esse trabalho, mesmo não tendo contribuído devidamente. Com a apresentação dos outros grupos, vi o empenho dos meus colegas, e a realização do pessoal após a apresentação. Foi um trabalho que agregou bastante conhecimento para todos, acredito eu. Cada tema trouxe um pouco de algo novo, que a maioria de nós nunca tinha visto. A possibilidade de interagir sobre temas que farão parte do nosso futuro como profissionais, as dificuldades que encontraremos, as inovações constantes do mercado, tudo isso e mais um pouco, mudou até minha forma de pensar, em certo ponto. Realmente, foi um sucesso.

  30. Trabalho extremamente importante, pois agregou muitos aspectos interessantes e necessários para nossa caminhada no meio profissional e até social. Uma experiência única que definitivamente será usado como diferencial em futuros empregos. E ainda poder dizer que fomos pioneiros com esse trabalho magnifico.

Deixar mensagem para Marcos Vinícius R. da Silva Cancelar resposta