04/06 A eficácia na avaliação de desempenho do Serviço Público

A eficácia na avaliação de desempenho do Serviço Público

 

 

TEMA: Avaliação de Desempenho no Setor Público.

 

Desenvolvido por:

  • Ariadne P. Paris
  • Hordene Pedroso Paino
  • Isadora Bontorin Cidra
  • Karine de Paula Kauling
  • Ricardo Augusto dos Santos

 

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A avaliação de desempenho é um mecanismo que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos.

Com a busca de melhorar o serviço público brasileiro criou-se a Lei Maior, que em seu artigo 37, caput, dispõe que a administração pública direta e indireta de quaisquer dos Poderes da União, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, e para que todos esses princípios sejam plenamente atendidos, Estado percebeu que o seu servidor precisava ser valorizado quando necessário e advertido quando devido. Sendo assim podemos perceber que a Avaliação de Desempenho é peça fundamental par que isso ocorra de forma eficaz a gestão e orientação dos servidores públicos e a melhoria dos serviços prestados pela administração pública.

Em nosso programa iremos abordar como a avaliação de desempenho é realizada nas 3 esfera do serviço público (municipal, estadual e federal). Além disso apresentaremos alguns desafios e também algumas idéias de práticas inovadoras que poderão auxiliar na melhoria desse mecanismo no serviço público.

 

 

Agora é com você!

 

E você, o que pensa sobre o tema? Sugira uma forma de melhorar a avaliação de desempenho no setor público.

60 pensamentos sobre “04/06 A eficácia na avaliação de desempenho do Serviço Público

  1. A avaliação de desempenho no setor público é um processo superficial, afinal, o baixo rendimento dos avaliados, denota baixo rendimento do setor, assim é mais interessante ao gestor, em alguns casos, manter uma média aceitável e cumprir seus compromissos de gestão, do que correr o risco de obter baixas avaliações e ter seu trabalho questionado.

  2. A avaliação de desempenho no setor público atualmente não esta sendo feito da melhor forma possivel, pelo fato de nãop ter um feddback desejavel pelos participantes que ficam muito tempo dependendo da resposta e muitas vezes acabam desistindo pela demora e indo procurar outro concurso ou processo seletivo que possa participar.

  3. Nada melhor para o avaliação de desempenho do setor público que a avaliação 360º… Com ela, além dos seus superiores o avaliarem ele também poderá com sua experiência diária, explicitar o que deve/pode ser mudado para melhorar a eficiencia de suas atividades, da organização e do trabalho como um todo!

  4. O tema debatido é muito relevante, pois não a um órgão de fiscalização que pode trazer um feedback sobre esses elementos que não comprometem a fazer uma boa gestão e assim havendo um desgaste dos demais. Uma forma de fazer isso seria uma avaliação semestral talvez onde cada pessoa submete-se a fazer uma prova sobre a sua área de atuação e conhecimento gerais, assim faria com que as pessoas buscassem sempre o conhecimento e não ficariam tanto na sua zona de conforto.

  5. Acho que a avaliação é falha pois sabemos que muitos funcionários públicos são acomodados. Uma melhoria significativa seria um melhor feedback e quem sabe um bônus para quem se destacasse.

  6. Tenho um colega que trabalho no setor público, e como ele disse não há avaliação de desempenho e ele como eu não achamos correto, ele porque está se desmotivando por ele se dedicar e ver que alguns colegas estão ”nem aí” ja que foram admitidos. Uma forma de inovar é avaliar periodicamente e dar recompensas para cada meta cumprida.

  7. em relaçao ao desempenho do funcionario publico esta com falhas pois em alguns casos sabemos que eles estao de algum modo acomodados por assim dizer

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