28/05 CENÁRIO ATUAL DAS EMPRESAS NOS PROCESSOS DE EXPATRIAÇÃO E SELEÇÃO INTERNACIONAL

CENÁRIO ATUAL DAS EMPRESAS NOS PROCESSOS DE EXPATRIAÇÃO E SELEÇÃO INTERNACIONAL

 

 

TEMA: Seleção Internacional e processo de expatriação

 

Desenvolvido por:

  • Edilayne Wendt
  • Everson Arndt
  • Franciane Ghazal
  • Luiz Felipe Gouveia
  • Pedro Henrique Moreira

 

            O aumento da disputa por mercados consumidores e a abertura das fronteiras, fez com que os negócios internacionais crescessem rapidamente nas últimas décadas. Essa expansão de negócios dentro do mercado internacional tem feito às companhias ampliarem operações e buscarem por uma força de trabalho com pessoas de diversas nacionalidades e pessoas de diferentes culturas, com isso buscando uma vantagem competitiva por meios das competências individuais desses novos colaboradores.

Atualmente um número crescente de corporações tem adotado estratégias de expatriação, apesar de um expatriado custar muito caro, devido aos altos custos de treinamento, o envio e a manutenção do expatriado e também o processo de repatriamento ao país de origem. As organizações normalmente gastam até duas vezes e meia a mais para enviar um funcionário a uma missão no exterior do que gastariam se contratassem um funcionário localmente. Portanto é de fundamental importância que haja um planejamento e uma seleção correta do expatriado para que haja sucesso nesse processo de expatriação

Em nosso programa iremos apresentar cases reais de empresas Brasileiras, as inovações, os principais benefícios e dificuldades nos processos de seleção internacional e expatriação.

 

:: Mais sobre o tema ::

:: Vídeo

Fábio Frauches e Patrícia Araújo da MRS GLOBAL falam sobre impatriação e expatriação

http://www.youtube.com/watch?v=PfppLSli5tI

:: Revistas

Estrangeiros no Brasil – Revista Você SA

http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/estrangeiros-brasil-532212.shtml

 

Executivos Europeus vem buscar empregos no Brasil – Revista Digital

http://www.revistadigital.com.br/2012/03/executivos-europeus-vem-buscar-emprego-no-brasil/

 

Austrália é o melhor país para expatriados, diz pesquisa – Matéria Terra.com

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5591403-EI17616,00-Australia+e+o+melhor+pais+para+expatriados+diz+pesquisa.html

 

 

Agora é com você!

 

Você acha que a expatriação e seleção internacional pode enriquecer seu currículo? De qual forma?

 

O que faz com que as organizações apostem nos expatriados? E o que faz com que os expatriados sejam bem sucedidos?

70 pensamentos sobre “28/05 CENÁRIO ATUAL DAS EMPRESAS NOS PROCESSOS DE EXPATRIAÇÃO E SELEÇÃO INTERNACIONAL

  1. Eu acho que a expatriação e seleção internacional podem sim enriquecer o meu currículo, uma vez que, qualquer atividade é enriquecedora, agora uma atividade internacional é um diferencial ainda maior.

    O que faz com que as organizações apostem nos expatriados? Eu imagino que as organizações possam apostar nos expatriados uma vez que esses possam ter uma mentalidade diferenciada talvez, uma aprendizado diferente, experiencias diferentes. Mas isso não é garantia de que sejam bem sucedidos, talvez aumenta as possibilidades.

  2. As competencias de um expatriado são frutos de uma enorme bagagem de conhecimentos adquiridos, e seu sucesso é definido exatamente por estes diferencial que acaba o tornando exclusivo e importante à organização!

    • Não tenho muita propriedade para falar sobre esse assunto, porém acredito que a barganha cultural que um expatriado possui, lhe dá uma vantagem aos outros, além da organização ensinar seus colaboradores a interagirem com pessoas de culturas diversas.

  3. As empresas apostam nesses profissionais pois possuem uma bagagem profissional e cultural muito grande e isso provoca interesse nas empresas. Um expatriado vai ser bem sucedido quando tiver a mente aberta para novas experiências.

  4. Com certeza a expatriação e seleção internacional é um grande diferencial em seu curriculo, pois além de ser uma grande experiência para quem passa por este desafio, é visto com “outros olhos” pela empresa quer contratar.

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