21/05 VOCÊ TRAINEE

VOCÊ TRAINEE

TEMA: Seleção de Trainee

 

Desenvolvido por:

  • Camila Pachla
  • Gabriela Penkal
  • Thaiane Dário
  • Danusa Zepechouka
  • Francine Louise Dias de Souza

 

Diversas empresas que oferecem programas de trainees têm o objetivo de identificar e atrair jovens com alto potencial de desenvolvimento, preparando-os para assumir posições estratégicas nas organizações e desenvolvendo neles as competências necessárias para se tornarem gestores ou líderes de equipes.

Atualmente as empresas fazem uma seleção com diversas etapas, como triagem de currículos, testes de conhecimentos, dinâmicas de grupo, painel de negócios e entrevistas individuais. Dessa maneira os candidatos a Trainees são avaliados pelas suas características comportamentais e conhecimentos gerais e técnicos. Mas, com a competição acirrada do mercado, a globalização, as novas tecnologias e as peculiaridades da chamada Geração Y, tem obrigado as companhias a fazer mudanças em seus programas para que eles se mantenham eficientes nas tarefas de identificar, recrutar e reter os melhores talentos.

Algumas dessas mudanças ocorreram com a entrada das redes sociais e das novas ferramentas de internet, ou seja, a etapa feita pela web, no qual se limitava em preenchimento de ficha de inscrição e as realizações de testes atualmente estão exigindo uma demanda de tempo de até dois meses.

Por fim, as constantes inovações que estão ocorrendo nos programas de trainees têm o objetivo de aprovar melhor os talentos da Geração Y. Pois sempre houve uma disputa entre os jovens pelos cargos de trainee nas grandes organizações, por isso é importante que as empresas correspondam às expectativas desses talentos desde o início do programa.

>> MAIS SOBRE O TEMA…

 

:: VÍDEOS ::

Programa de Trainees 2012 – Depoimentos

http://www.youtube.com/watch?v=FHl1AOc85aw

 

Como funcionam os programas de trainee?

http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2010/07/27/04029A3268D4A153A6.jhtm

:: REPORTAGENS ::

 

Especial Trainee/ Abril 2012

http://vocesa.abril.com.br/guias/trainee/

Programas de Trainee chegam a ser mais concorridos que concursos públicos.

http://oglobo.globo.com/emprego/programas-de-trainee-chegam-ser-mais-concorridos-que-concursos-publicos-3030595

Maratona do emprego

http://veja.abril.com.br/especiais/carreiras/p_036.html

Refletindo um pouco…

O que faz você ter um diferencial para ser um Trainee?

Anúncios

89 pensamentos sobre “21/05 VOCÊ TRAINEE

  1. É bem interessante, pois a pessoa passa por todas as etapas da empresa, e assim, fica mais fácil de assimilar qual esta dentro com suas convicções.

  2. Cabe a empresa moldar que perfil de trainee ela deseja para suas atividades organizacionais e ao futuro candidato ver se seu perfil pessoal e profissional se encaixam nas necessidades da vaga.

  3. O suprimento das vagas de trainees, mesmo em grandes organizações é dificultoso, pois mesmo tratando-se de candidatos altamente qualificados e diferenciados, os mesmo não atendem integralmente as expectativas de cada organização.

    • Paulo me corrija se eu estiver errada, mais dificilmente um candidato irá atender a todas as expectativas da empresa, assim cabe a organização, molda-lo em seu “tempo” como Trainne .

  4. Para ter um diferencial para ser trainee é necessário uma série de fatores, entre os quais acredito ser o mais importante saber ser inovador e ter proatividade.

  5. O processo de recrutamento através do treinee, é um processo mais específico e detalhado, no qual oportuniza uma experiência diferenciada para o candidato. O trainee reserva grandes vagas nas instituições devido ao seu alto nível de exigência ne seleção.

  6. O tranee é a inovação em pessoa as organizações vem no mesmo o futuro, por isso elas devem levar em consideração suas caracteristicas como um todo no momento da seleção para não gerar um futuro retrabalho e não perder tempo nem dinheiro.

  7. Eu acredito que o diferencial para ser um treinee é o tomanho da sua ” bagagem ” após o termino da faculdade, o quanto de experiencia profissional da area você adquiriu, o que você tem ou fez de diferentes dos outros o quanto você realemte aproveitoi nos 4 anos de faculdade para que não fosse apenas mais um no mercado de trabalho.Esse é o seu diferencail.

  8. O programa de Trainee é ideal para uma empresa pelo fato de que no período que a pessoa está sendo treinada para assumir a função de líder de equipe, ela toma o conhecimento das necessidades da maioria dos setores pelo que ela passou. Isso traz a vantagem de que no futuro, ela tome uma decisão levando em conta o que aprendeu enquanto foi trainee.

  9. Para ser contratado como trainee no mercado hoje em dia, acredito que seja um grande desafio, por ser um processo que exige muitos atributos do candidato que esteja concorrendo a esta vaga. Logo, o maior desafio mesmo é ser bem aceito pelos os outros funcionários e exercer bem aquilo que a organização espera dele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s