28/05 E o operacional como fica?

E O OPERACIONAL COMO FICA?

TEMA: Avaliação de desempenho de pessoal em nível operacional

 

Desenvolvido por:

  • Filipe Ravera de Azevedo
  • Luiz Fernando dos Santos
  • Maycon Henrique Gonçalves Sepulvida
  • Milton de Souza Neves Júnior
  • Samuel Douglas Sima de Azevedo
  • Vinicius de Athayde

 

Normalmente, a análise de desempenho dos funcionários do nível operacional se baseia no que produz, como produz e com que qualidade produz. O desempenho do funcionário desse setor se vê como objeto do processo produtivo, e não parte de um sistema interligado de ações. Predominantemente o funcionário operacional é lembrado como uma forma mecânica de ação.

A mudança dessa forma de pensar que vem desde os estudos de Tempos e Movimentos e das diversas teorias da Administração Científica é o que buscam empresas de diversos tamanhos e áreas de atuação, através da inclusão do pensamento critico, da analise de competências, dos programas de desenvolvimento, universidades corporativas e busca constante de talentos as empresas visam uma nova concepção desses profissionais.

Entre as empresas que investem no funcionário de nível operacional pode se encontrar a Volvo, garantindo total desenvolvimento dos funcionários. A Volvo mantém a inclusão de todos os seus funcionários em programas de desenvolvimento, escolas corporativas além do que aplica os métodos de avaliação 360º sobre o seu nível operacional. Outra empresa a Whirlpool também desenvolve os programas de desenvolvimento de pessoal por meio de suas avaliações e das necessidades identificadas ao longo dos demais processos, muitas outras empresas garantem ao seu funcionário operacional o acesso a programas de desenvolvimento de competências, treinamentos e talentos. Além das empresas citadas anteriormente, outras como a GVT, Pormade Portas, BV Financeira, e muitas indústrias de pequeno e médio porte realizam tais iniciativas.

Pensando nas empresas de Pequeno e médio porte, a necessidade de fidelização e controle de rotatividade e absenteísmo, impactam diretamente nas praticas de análise de desempenho do Nível operacional, o que por sua vez faz com que essas empresas não se preocupem somente com a produção, mas também com a qualidade de vida e o quanto o funcionário se sente parte da organização.

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Agora é com você!

De que forma uma abordagem mais humana na Análise de desempenho de pessoal em nível operacional poderá trazer benefícios para as organizações?

64 pensamentos sobre “28/05 E o operacional como fica?

  1. A empresa que visa o lado pessoal/emocional do funcionário, têm como tendencia estreitar o relacionamento e fazer com que o funcionário se sinta mais comprometido com o trabalho, pois o mesmo reconhece que a empresa se preocupa com o crescimento e desenvolvimento pessoal de cada membro, assim os motivando.

  2. È necessário sim uma correta avaliação em nível operacional, pois quantitativamente tem sua importancia para a empresa, é o capital humano e deve ser mensurado corretamente para diminuir o absenteismo e a rotatividade, assim melhorando a eficácia da gestão administrativa

  3. Acredito que uma avaliação que aborde também perguntas sobre o ambiente organizacional pode ajudar a melhorar o ambiente, pois para mim é um dos fatores importantes na hora de escolher mudar de empresa. Meu trabalho é onde passo a maior parte do meu dia, consequentemente da minha vida, então acredito que um ambiente bom, impacta diretamente na minha motivação e qualidade de vida.

  4. Acredito que uma abordagem mais humana no momento de uma analise de desempenho é essencial em toda e qualquer área da organização, pois todos são indivíduos que possuem desejos e necessidades, e que será através deles que a empresa conseguira atingir seus objetivos.

  5. O funcionário vai se sentir um ser humano, um colaborador para a organização, e não uma simples peça. Ele vai entender melhor sua função e suas falhas e ainda sim se sentirá motivado e querido pela empresa.

  6. Sim, pois eles se sentidos importantes ficarão motivados, e com o resultado disso a produtividade aumentará, acarretando em riquezas para a organização.

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