28/05 Avaliar é preciso!

AVALIAR É PRECISO!

 

 

TEMA: Avaliação de desempenho de estagiário

 

Desenvolvido por:

  • Diego Viana de Jesus
  • Giovanna Dell’Aira Lins Novakovich
  • Juliano Arruda Cordeiro
  • Juliano Martins Winter
  • Sergio Aparecido Lemes

 

 

A avaliação de desempenho é o processo que mede o desempenho do empregado, ou seja, mede o grau de realização das exigências de seu trabalho.

Este assunto sempre gerou discordâncias sobre sua utilidade. Alguns gestores e estudiosos acreditam ser uma ótima ferramenta para avaliar o colaborador ou estagiário, mas para outros, não passa de uma ferramenta desmotivadora e sem efeito.

Atualmente, dá-se muito mais atenção para a avaliação de colaboradores efetivos e até mesmo aos terceirizados do que aos estagiários, mas, como a avaliação de desempenho dos estagiários é obrigatória, os gestores preferem manter o tradicional formulário, o qual tem sido uma saída para as organizações driblarem a utilização errada dos estagiários, além da facilidade da manipulação dos resultados. Mas por que a utilização de ferramentas diferentes ainda é um tabu?

Ao analisar diversas empresas, verificou-se que muitos gestores não valorizam os estagiários da maneira como deveriam. Com isso, os estagiários acabam desempenhando atividades que não agregam conhecimento a sua vida profissional e acadêmica e acabam sendo utilizados como mão-de-obra barata.

Entretanto, nem todas as organizações estudadas praticam isso. As práticas inovadoras estão presentes em poucas empresas. Um exemplo é o programa Talento Empreendedor do SEBRAE e a utilização da avaliação 360º usada pelo Grupo Votorantim, comumente utilizada apenas para colaboradores efetivos.

No programa do SEBRAE, os estagiários são submetidos a um programa de “Mentoring”, no qual um consultor acompanha o estagiário nos dois anos que ele permanece na empresa, realizando uma avaliação constante de desempenho e ensinando o estagiário nas diversas rotinas da organização.

Ao finalizar os estudos, conclui-se que a avaliação de desempenho é uma prática relativamente nova no país e, por isso, a maioria das empresas tem utilizado essa ferramenta de maneira incoerente e errônea. Aos atuais estudantes e estagiários e futuros gestores, aqui fica o recado para que esse fator seja mudado em nosso país e que os estagiários venham a ser mais valorizados. Para mudar, precisamos começar agora. Participe do nosso fórum e faça a diferença!

 

 

:: Mais sobre o tema ::

:: Vídeo

Dicas para quem procura um estágio e quer se manter no emprego

 

http://www.youtube.com/watch?v=ERQ0UwWm4qo&feature=related

 

Agora é com você!

 

Para você, a avaliação de desempenho precária dos estagiários está relacionada com a delegação de atividades inadequadas?

74 pensamentos sobre “28/05 Avaliar é preciso!

  1. A avaliação dos estagiários é muito importante para empresa, pq é através da avaliação que pode se verificar se as atividades estão de acordo com o estagiário e com o curso, e também se o mesmo não está realizando a mesma tarefa por muito tempo, para evitar desmotivação do estagiário proporcionado novos desafios para o estagiário.

  2. Na maioria das empresas eu acredito que sim, a avaliação precária se deve a atividades repetitivas e de pouca importância, porém em algumas ele se limitam a utilizar os formulários passados pelos centros de integração e aceitar que isso basta.

  3. A Avaliação de desempenho deve ser a meu ver uma pratica aplicada aos estagiarios pois por o estagio ser uma forma do individuo aprender de forma pratica ou seja o estagio busca mesmo a avaliação é necessário que a organizações desenvolvam mecanismos de verificação para se fornecer feedback para o estagiario.

  4. A Avaliação do desempenho dos estagiários é importante porque nela é possível se medir a evolução da pessoa na tarefa ou tarefas desempenhadas, assim poder definir aonde melhorar

  5. Com certeza, mas também pelo fato do vínculo do estagiário ser por tempo determinado, assim a maioria das empresas não está disposta á dispender custos de avaliação, muito menos de desenvolvimento para eles.

  6. POde estar relacionado, pois sem delegar tarefas adequadas não podemos de fato fazer uma boa avaliação, os estagiários devem ser bem orientados e conduzidos no início de sua jornada.

  7. Estou estagiando em uma empresa a pouco tempo, mas já fui informada que terei uma avaliação de desempenho não somente pelas tarefas que estarei realizando assim como serei avaliada na junção dos conhecimentos da faculdade com a tarefa, analisando meu rendimento na universidade também. É uma forma de avaliar o todo, espero que seja assim mesmo.

  8. Concerteza, pois a maior parte das empresas se preocupam somente em impor tarefas aos estágiários e não impõe a melhor forma de executa-las, isso torna o trabalho massante e pouco construtivo, fatos que interferem na avaliação de desempenho.

  9. Sim, é preciso integrar os conhecimentos da faculdade com o estágio, senão ele deixa de ter seu real objetivo. Estagiario não é pra cumprir funções rudimentares, mas sim agregar conhecimento.

  10. Acredito que sim. Pois o estagiário normalmente desenvolve tarefas que podem não ser tão importante para empresa, por isso a avaliação se faz precária e as vezes fica um vão na avaliação e feedback

  11. Sem dúvida, várias empresas por não terem até mesmos as tarefas de um estagiário definidos, os mesmos acabam fazendo qualquer tipo de serviço, como auxiliar de outras áreas, como aconteceu comigo quando fiz estágio na área de mecatrônica. Acabava auxiliando na área de vendas, entregas, estoque, entre outros.

  12. A avaliação de desempenho do funcionário é de suma importancia pelo simples fato de vocë poder orientado, fazendo com que ele não fique desorientado dentro da organização, realizando as tarefas da melhor forma possível e para aprender mais ainda com a atividade que esta exercendo.

    • Concordo, por isso que muitos estagiários se sentem desmotivados, por não ser valorizados ou por ter sido passado papéis para que ele aprenda também. E claro, use os conceitos aprendidos em sala de aula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s