“Para além da sala de aula: produção e compartilhamento de Conhecimentos em rede e que ultrapassou os muros da universidade”


Vivemos nas últimas semanas momentos intensos de muitas pesquisas e estudos. Fizemos parte de um projeto grandioso e arrojado que nos desafiou a desenvolver um trabalho que foi apresentado com a ajuda de uma ferramenta que não fazia parte de nosso cotidiano, a Radioweb. Apesar de não ser na área de Comunicação em que futuramente iremos trabalhar, cabe a qualquer profissional saber se expressar, além de articular bem as palavras com o objetivo de melhor transmitir a informação, principalmente em momentos de “pressão” em que devem rapidamente encontrar uma solução e a resposta adequada para a ocasião. Um bom administrador além das características gerenciais deve ter habilidades que os diferenciem dos demais. Com esse intuito, na disciplina de Gestão de Pessoas – Fluxo de Pessoas, proporcionamos uma experiência única e diferente de tudo que vocês já tinham e realizado em sala de aula. Aliás, fora da sala de aula e sim num estúdio de Radioweb, apresentando programas sobre Inovações na área de Gestão de Pessoas. Dessa proposta surgiu a Série Interações – Gestão de Pessoas, com 32 programas inéditos com inovações e totalmente produzido e apresentado por vocês, alunos do 5º período do curso de Administração. Um desafio que propusemos a vocês: em grupos pesquisar inovações na área de Gestão de pessoas, adequar o conteúdo numa linguagem de Radioweb e apresentar para o mundo. Para o mundo sim, pois estando na “Rede” seu alcance é global permitindo que o conhecimento ultrapasse os muros da Universidade e seja socializado com todos.

Experienciamos um novo ambiente de trabalho e metodologia no ensino de Administração, ampliamos o espaço da aula, incentivamos a pesquisa e a aprendizagem colaborativa fazendo uso das tecnologias da informação e comunicação estimulando a interação entre os grupos apresentando práticas inovadoras na área de Gestão de Pessoas. Foram muitos momentos juntos, horas cansativas de pesquisa, finais de semana “perdidos”, mas que ao final o resultado foi mais que gratificante.

Gostaríamos que expressassem tudo que viveram nessas últimas semanas de trabalho intenso mas que valeram a pena. Sabemos que existiram muitas dificuldades e que os temas foram desafiadores. Contem-nos como foi trabalhar em grupo, apresentar um programa de radioweb, o que achou da metodologia deste projeto, quais foram as surpresas, as superações, os desentendimentos, o que mais ficou marcado, que feedbacks receberam e qual o aprendizado dessa experiência. Podem escrever o quanto quiserem, sabemos que vocês têm muito a nos dizer. Queremos saber tudo que sentem, afinal vocês foram os grandes vencedores nesta batalha do conhecimento. 

Anúncios

36 pensamentos sobre ““Para além da sala de aula: produção e compartilhamento de Conhecimentos em rede e que ultrapassou os muros da universidade”

  1. Desafio, inovação e arrojo. Acho que essas palavras traduzem tanto a proposta da Rádio Web, quanto a definição de um administrador bem sucedido.
    O trabalho em grupo, por si só, já é um desafio, ainda mais nos últimos trabalhos… Com a aproximação do final do curso, o clima de “pré-TCC” tomando conta de todos, as dificuldades dos trabalhos em grupo também aumentaram. Nem preciso dizer que com esse trabalho foi diferente, muito pelo contrário.
    Creio que as proporções e a repercussão tomadas pela Rádio Web, bem como a superação dos desafios propostos por esse projeto, dificilmente serão superados por outros trabalhos realizados dentro da sala de aula.
    Depois de ver os resultados extremamente positivos de tamanho empenho, seja dos professores, seja do nosso próprio empenho/desempenho, e levando em conta que sem dúvidas esse projeto crescerá ainda mais e se estenderá para futuras turmas, anos, faculdades… É com muita satisfação que digo que FOMOS OS PIONEIROS!!!

  2. Foi uma experiência desafiadora e única. No começo do projeto não entendia bem ao certo onde queríamos chegar realizando isso, mas ao longo das pesquisas e do desenvolvimento, percebi que através da radio web chegamos longe, compartilhando nossa opinião com diversas pessoas não só da PUC PR como de vários outros locais. Foi uma superação de toda a equipe e acredito que desempenhamos um belo trabalho. É gratificante ter um feedback tão bom quanto tivemos e nos sentirmos realizados, lógico depois de todo o sofrimento e horas correndo atrás dos professores para pedir dicas! Mas agradeço muito por ter passado por esta experiência e espero que este projeto seja levado adiante.

  3. Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, foi um experiencia unica e muito importante para nossa carreira profissional, um trabalho que foi realizado literalmente na base da superação, pois grande parte de nós estudantes nunca tinha passado por isso, através da radio web percebemos a força que podemos ter, através de feedbacks importantes e da participação de muitas pessoas de fora do espaço academico, foi um projeto gratificante que com certeza ficará marcado em nossas vidas.

  4. Esse projeto superou todas as minhas expectativas, o começo foi dificil, não encontravamos conteúdo para o nosso programa, mas depois de muito esforço e pesquisa conseguimos fazer um bom trabalho. Apresentar o programa foi a etapa mais dificil, nunca tinha participado de um programa antes e o nervosismo tomou conta, mas no final, sai de la com o sentimento de dever cumprido. O que achei mais interessante foi a forma como as equipes abordaram os temas, foi dinamico e pude aprender um pouco sobre cada assunto de uma maneira simples e objetiva. Quero parabenizar a todos por esse projeto inovador, e dizer que foi um prazer poder participar.

  5. Experiência única!
    Foram semanas de muito trabalho, pesquisas, treino e é claro, aprendizado! O projeto por ser diferente de tudo que já tivemos, deu certa desconfiança do seu real objetivo, mas ao seu final, ficou claro que ao sair do comum nos tornaremos administradores diferenciados.

  6. Foi uma experiência única !
    Foram dias pensando, pesquisando em como trazer ao público um assunto sobre inovação. Foi um trabalho intenso de muita pesquisa, ensaio, remédios para curar a gripe (desgraçada) que surgiu desconfortavelmente. O resumo disso gira em torno do cansativo, mas que confesso – não tem preço – a experiência adquirida, o aprendizado irá contar muito para minha carreira. Como já disse antes, foi mais umas das atividades marcantes da minha vida profissional e que com certeza me fará ser não apenas mais uma administradora, mas sim aquela com possibilidade de proporcionar idéias diferenciadas e inovadoras. Quero agradecer ao professor Marciano Cunha e Edjane Madza por nos abrir as portas a este grande projeto em que tive o privilégio de participar… também gostaria de parabenizar todos os envolvidos, a minha equipe de trabalho em especial (meu companheiro Ricardo e minha amiga Thaisa) que estiveram empenhados a ajudar dando o seu melhor. Enfim, gostei muito e faria tudo novamente se assim oportunamente pudesse.

  7. Inovação creio que é a melhor palavra para descrever esse projeto que deu certo! Muito bom sair um pouco da sala de aula, sair da mesmice de slides e professor falando em sala de aula. Para esse projeto foi preciso sair da casinha, pesquisar e mandar ver. Gostei muito de ter essa oportunidade, não vou falar que foi um trabalho fácil de se fazer, mas depois ouvindo meu programa foi muito gratificante.

  8. Um projeto que ensinou muito, nao so como trabalhar em equipe e fazer pesquisas, o que geralmente ja nos traz um desempenho maior em comunicacao interpessoal, a pesquisa nos fez aprendermos a sermos mais agil, abrindo tambem um leque de novas informacoes. Mais importante, esse projeto nos ensinou como ir atras de algo novo, desconhecido, uma inovacao. Nunca e facil criar, principalmente quando temos uma”deadline”, mas nao e assim que sera no dia a dia? Teremos em maos temas que nem sempre dominaremos, nem sempre sera facil e nem sempre teremos as ferramentas necessarias ou a equipe perfeita, sendo assim, temos que aprender a superar todas as dificuldades dentro de qualquer situacao para que possamos ser bons profissionais. Pudemos adiantar essa experiencia que sera tao presente nas nossas vidas em um futuro tao proximo. Fico surpreendida com a quantidade de aprendizado em um tempo tao bem utilizado. Um projeto de ensinar tao dinamico e facil de ser compreendido que ficou gravado na memoria. Realmente conseguimos ver o interesse, se nao de todos, com certeza da maioria. No final de tudo, podemos sentir os gostinho satisfatorio de cumprimento de uma tarefa nada dificil, mas que obteve sucesso. Obrigada pela oportunidade de me ajudar a desenvolver melhor minhas habilidades em varios aspectos.

  9. Amei a experiência da rádio e faria tudo de novo! Projeto realmente inovador que deveria ser estendido para os outros cursos! Aprendemos muito, buscando outras formas de pesquisa, aumentando nosso Networking além de usar as redes sociais de forma mais “útil” e lúdica! Parabéns a todos pelo excelente trabalho!

  10. essa experiencia da radioweb foi muito boa, bem inovador. Esse trabaho tivemos muita dificuldade de fazer, fizemos muita pesquisa, com todo esse esforço conseguimos fazer um bom trabalho.

  11. Esse foi um projeto que nos fez sair da rotina de sala de aula, fazer algo totalmente inovador, algo desafiador. Admito que tive certo receio no começo em relação a natureza do projeto, algo que passou rapidamente, ao ver o quanto ele iria agregar valor, afinal ajudou tanto no conhecimento que adquirimos ouvindo aos outros colegas, quanto (isto para mim foi o que marcou mais) na experiencia de trabalhar em algo novo, fazer essa pesquisa procurando por inovações, o que não foi algo fácil, mas ainda assim achamos coisas interessantes, conhecer essa maneira diferente de levar esse conhecimento sobre administração as pessoas. Realmente foi uma experiência única para mim.

  12. Uma experiência única. Desafiadora, no começo não fazia muito sentido para mim o intuito deste trabalho, mas me surpreendi, ao iniciar o meu tema, fui procurando cada vez mais detalhes a respeito dele, cada integrante do grupo participando de uma maneira diferente, houve muita ansiedade antes de apresentar, o nervosismo se iria ocorrer tudo conforme o programado. Mas ocorreu tudo certo, adorei fazer parte da Série Interações, e com toda a certeza faria tudo novamente!

  13. E experiencia foi ótima. Todo o grupo se empenhou para que saísse um trabalho bom. Discutimos, nos resolvemos, horas na internet procurando assuntos relevantes, minutos pré-apresentação de tensão, de ensaio e gaguejo, rs. Nenhuma de nos nunca havíamos falado em uma radio, e no final nos ajudamos, uma apoiava a outra e assim fomos. Alem do conteúdo, da preocupação, da procura dos temas, da preparação, ter trabalhado com as meninas do meu grupo foi único.

  14. O trabalho como um todo foi desafiador, o programa e sua metodologia desafiantes e nos ajudaram positivamente em vários aspectos, como o desenvolvimento do programa, oratória, pressão de tempo, monitoramento e controle das mídias sociais, trabalho em equipe e é claro com todos os conteúdos a respeito de inovação na aréa de RH.
    Foi muito bacana e acredito que no geral realizamos um grande trabalho, todos os grupos e todas as salas!
    Parabéns a todos os envolvidos!

  15. Uma experiência única, superar novos desafios. Nos faz pensar, pesquisar e principalmente nos deixa aquela pergunta. O que inovar?!?Séries e Interações poderia ter em todos os semestres. Saímos um pouco daquela rotina de sala de aula e com toda certeza aprendi muito. Todos os alunos naquele clima de envolvimento, querendo ouvir a rádio pra ver como seria, principalmente acredito que para os primeiros grupos não foi nada fácil.

  16. Chegando ao final deste trabalho, pudemos olha para tras e ver o quanto valeu a pena se dedicar e empenhar nesse metodo inovador no ensino, proporcionado pelo Professor Marciano em paceria com a radio web.

  17. Esse trabalho foi bem complicado fazer, além de ser uma experiencia que praticamente não tivemos contato em nossas vidas, tinha todo o trabalho “normal”, fazer a pesquisa, montar o roteiro. Mas acredito que o resultado foi bom, graças a dedicação da maioria das pessoas, tanto apresentando, quanto interagindo com os outros programas.

  18. Foi inovador mesmo, não esperava tanto, não imaginava que teria toda essa dimensão e alcance, fico feliz que tive essa oportunidade de participar da primeira edição da serie interações, e já é possível perceber que essa é a primeira de muitas que virão.

  19. Participar de novos processos tecnologicos e novidades em geral é sempre assustador, foi interessante sair da zona de conforto e participar espero que os que ouviram gostem e que seja uma boa matéria para todos que participam das aulas de GP.

  20. A realização de tal trabalho nos deu um grande aprendizado, pois foi complicado de faze-lo. Nos deu expectativas positivas em relação a este trabalho. Estou muito agradecido por esta oportunidade.

  21. O trabalho está alinhado com a proposta de inovação que temos estudado. Ao final podemos ver como foi recompensante o tempo dedicado na preparação. Com a conclusão conseguimos superar o desafio de apresentar um programa de rádio. Não adquirimos apenas o conhecimento técnico da matéria, como também tivemos a oportunidade de desenvolver a oratória e a escrita.

  22. Esse trabalho rendeu grande conhecimento a todos nós que elaboramo-os e para aqueles que eram ouvintes. Desafios foram superados, como o trabalho em grupo, a diferença de idéias, mas o aprendizado foi grande, pois levantamos informações importantes, aprendemos, repassamos e vivemos uma grande experiência. Desenvolver esse trabalho de rádio foi inovador para a maioria, pois não tínhamos muito conhecimento na área. Com certeza nos deixou um grande aprendizado positivo em todos os sentidos.

    • Com certeza foi uma experiência muito inovadora. Quase que totalmente nossos aprendizados cotidianos são obtidos teoricamente dentro da sala de aula, através de alguns meios digitais e tradicionais como livros, artigos, reportagens, etc. A RadioWeb é um verdadeiro laboratório prático para nós, pois a clareza de uma boa comunicação colabora e muito para uma boa gestão, faz com que nossos futuros colaboradores sigam as coordenadas corretas, não haja nenhum ruído nesse processo, assim maximizando os resultados. Particularmente foi um trabalho feito com muita dedicação, por ser um trabalho diferenciado, composto de muitas partes (pesquisa, montagem de script, treinos), envolveu muitas atividades interdisciplinares, dedicação nos finais de semana, e muita expectativa. Acredito também no diferencial do trabalho em rádio, pois rotineiramente estamos apresentando trabalhos em sala nos preocupando muito com a nossa postura perante o professor avaliador, geralmente não prestamos muita atenção no que falamos, se o fazemos com clareza, já que estamos sempre com aquela preocupação em não demonstrar muito nervossismo com a posição das mãos, movimentos bruscos. Então fazer um programa de rádio pode ser uma boa ferramenta para as pessoas mais tímidas, revelando novos talentos como o que foi observado. Para concluir, um trabalho muito gratificante, bastante trabalhoso sim, mas uma das melhores vivências dentro da universidade.

  23. No inicio um apenas um trabalho, mas que com o passar dos dias foi se tornando uma experiencia inesquecivel, uma oportunidade de superar os nossos medos e provar que podemos fazer e fazer bem feito um trabalho ao vivo em uma radio.Tenho a certeza de que assim como eu, todos os meus colegas de sala e das outras turmas conseguiram aproveitar essa oportunidade inovadora da Radioweb, para adquirir mais conhecimento e descobrir que o estudo nao esta somente em aprender e guardar para si. Essa foi uma oportunidade de passar para os demais o fruto do nosso trabalho, o conhecimento que adquirimos ao desenvolver esse projeto em parcecia com o Prof Marciano e a Prof Edjane.Tenho a certeza que os resultados foram satisfatorios e a repercussão da nossa radio foram muito alem do esperado.
    É com orgulho que agradeço a oportunidade, e espero que esse trabalho inovador nao pare por ai.

    Abraços

  24. Esse projeto foi interessantíssimo, foi mais mais fácil e difícil do que eu imaginava. Não sabia que era tão difícil a preparação para uma apresentação, tanta pesquisa e ensaio e afins, mas a apresentação em si foi bem tranquila, apesar do nervosismo, os 15 minutos foram suaves e inesquecíveis. Fez-me imaginar como seria trabalhar em uma rádio, como é sensacional ter de prender a atenção do ouvinte apenas com a voz (tocando rock’n’roll seria um pouco mais fácil haha). Foi e é uma experiencia sensacional pelo fato de trabalharmos com um conteúdo atuante na nossas vidas, principalmente agora. é um diferencial em nossos currículo e isso pode fazer, espero, uma diferença futura.
    Aproveito o espaço para dizer que, eu como ouvinte ativo, dizer que rádio em si é algo maravilhoso e muito interessante, basta ouvir e observar a rádio em nossos carros diariamente e ver como é o trabalho dos radialistas, é muito bom, e ter essa oportunidade foi algo que fez realizar um de meus desejos. Obrigado pela oportunidade ae professores

  25. Posso afirmar que de inicio a ideia de elaborar uma pesquisa para ser apresentada em um programa de radio me deixou um tanto quanto temeroso uma vez que não tenho grande desenvoltura para falar em publico, um ponto negativo que estou buscando melhorar constantemente. Dado o tema no caso de minha equipe o Avaliação de Desempenho de Pessoal ao Nível Operacional, tema que se mostrou depois de incessantes pesquisas esquecido pelas organizações de forma geral, a partir dai algo que eu já acreditava ser difícil de se realizar acabou ficando ainda mais complicado, pois nosso programa passaria a ser uma forma de critica ao mercado em geral por deixar a área operacional esquecida quando se diz respeito a analise de desempenho, tivemos que em grupo basicamente tirar água de pedra buscando informações nos mais variados meios de comunicação, conseguimos recolher algumas informações e com elas desenvolvemos o script de nosso programa apresentando o que se mostra necessário para as organizações quando se diz respeito ao nosso tema e apresentar algumas soluções para o que está ocorrendo hoje no mercado. No dia do programa o nervosismo era ainda maior, mas correu tudo como o planejado, e a experiência como um todo, lidar com toda a pressão e com a insegurança só deixou o resultado positivo ainda mais gratificante.
    Após todo o trabalho realizado só tenho a agradecer ao professor Dr. Marciano Cunha pela oportunidade de me desenvolver de forma acadêmica e profissional, pelo apoio e incentivo para que não desistíssemos de buscar mais e mais informações uma vez que em nosso elas eram escassas, e agradeço por ter permitido que eu fizesse parte desse trabalho inovador que vem para mudar o pensamento geral quando se diz respeito a formas de aprendizado em nível acadêmico um aprendizado que vai alem da simples prova. Agradeço também a Professora Edjane Madza pelo apoio prestado.

  26. O resultado é um trabalho riquíssimo, pois além das webtransmissões, onde uns deram conta do recado e outros simplesmente superaram todas as expectativas, o material postado e os debates são repletos de conhecimento e espírito crítico, compostos de 30 temas super atualizados e muito pertinentes a gestão de pessoas, que com certeza não esgotaríamos em sala, sendo assim realizamos conhecimento, pesquisa e extensão.

  27. O projeto dos programas na radioweb, sem duvida alguma foi inovador, e ousado. Pelo fato de termos a responsabilidade e o comprometimento postos a prova., pudemos perceber que um trabalho pode se definir com uma boa equipe e com entrosamento existente e claro com conhecimento. Essa ideia de aprendermos um conteúdo de maneira tao intensa, foi bom demais. Parabenizo o professore Marciano mais uma vez pela iniciativa, e vou com a certeza de que esse semestre foi especial.

  28. Um projeto que fez pessoas,fez alunos integrados ao ensino, pessoas dedicadas para um resultado final, que saíram da zona de conforto pois foi necessário trabalhar. Foi uma experiencia unica e inovadora que agrega muito conhecimento para os alunos e professores envolvidos. A Radio Web trouxe um método diferente de estudar de se aprender e ensinar. Com é bom saber que além de estar aprendendo você esta transmitindo conhecimento e para varias pessoas. Esse trabalho mostra que quando damos o sangue para algum projeto entramos e fizemos sem medo de errar, mas com seriedade e disciplina, vemos que da certo e vale muito a pena. Tem uma musica do Lulu Santos que fala: “Vamos nos permitir”, e essa é a ideia vamos deixar que saia nosso lado criativo e inovador, vamos fazer o hoje e agora não vamos deixar nada para traz. E queria agradecer ao professor Marciano por dar essa oportunidade de fazer historia e poder inovar nos métodos de ensino.

  29. Este projeto com certeza foi uma ótima experiencia para quem aproveitou bem a oportunidade, foi algo diferente que abriu a mente de muitas pessoas incluindo a minha, pois quando o ensino se torna algo monótono nosso rendimento torna-se menor, mas quando temos projetos inovadores como esse o interesse em aprender de uma forma diferente se torna algo chamativo para todos, o que tenho a dizer é que esse projeto não pode parar, pois a revolução no ensino é algo que deve acontecer diariamente para melhorarmos a qualidade do mesmo. Obrigado pela oportunidade Professor Marciano.

  30. Foi um oportunidade extraordinária, pois nunca havia participado de um projeto tão amplo, estendendo-se pelas redes sociais em divulgação e tão vasto em conhecimento. O projeto foi antes de tudo uma vivência acadêmica, a oportunidade de interagir com colegas de outras turmas, além de conhecer um pouco sobre a forma de argumentação dos mesmos. É um projeto engajado com o ensino, é possível perceber a fácil compreensão dos temas da forma que foi dialogado, assim, compreendo que esta oportunidade foi única, dando oportunidade de desenvolver a inovação em trabalhos acadêmicos, agradeço por tal ao professor Marciano e a professora Edjane Madza, além de todos os colegas envolvidos no desenvolvimento do projeto. Grato.

  31. Realmente não é fácil sair da zona de conforto, mas sem sombra de dúvida é o melhor jeito de se aprender! Não foi fácil para os alunos e com certeza não foi para o professor! Foi desafiador e claro, rolou muito “stress, ” porque trabalhar em grupo não é fácil, mas é preciso. Mas gostaria de dizer que foi um dos trabalhos que mais aprendi. Foi um projeto inovador qual todos foram beneficiados…

  32. Foi uma oportunidade extraordinária e revolucionária. Todos nos aprendemos bastante sem sombra de dúvida. Foi uma idéia ótima e inovadora, talvez única em nossas vidas. Vamos levar para sempre ao decorrer de nossa caminhada. A experiência foi positiva em todos os sentidos, tanto no lado social e principalmente profissional. Iremos ficar marcados para sempre na história da PUC PR como os pioneiros, juntos com os professores que tanto colaboraram e nos ajudaram. Descobrimos talentos e aptidões que antes não sabiamos, quem sabe podendo ser a profissão de alguém, sendo este o primeiro passo para a carreira. Parabéns a todos os envolvidos.

  33. Um trabalho surpreendente, onde vencemos nossos medos em frente ao microfone, onde garimpamos informaçoes que realmente nao são tão faceis de encontrar, mas..depois de passar por tudo vem a gratificação, ao saber que ocorreu tudo bem, ao saber que estamos em uma ferramente poneira em universidades. é de sentir Orgulho desse trabalho.

  34. Quando o professor Marciano apresentou o trabalho, achei muito interessante afinal estava unindo algo que eu gosto muito de fazer que é falar e tambem apresentava uma proposta totalmente diferente de estar na sala fazendo um trabalho como os demais. Na elaboração do trabalho acredito que toda minha equipe estava na mesma sintonia, todos super anciosos para apresentar na rádio. Acho que atitudes e ideias como estas de fazer uma rádio sobre assuntos que estão presentes em nosso meio de trabalho contribui muito para nossa formação, como exemplo próprio aprendi muito mais com a série de programas do que se fosse uma aula normal abordando os temas dos programas. Além da experiência acredito que pessoalmente este trabalho tambem contribui muito para meu crescimento, não trabalhamos só com conteudos mas tambem com emoções, pois cada um tinha um sentimento a respeito de apresentar, uns com mais versatilidade outros mais tímidos, e com isso aprendi a ter mais flexibilidade para compreender as limitações e o perfil de cada um, e ver que no final todas as barreiras estavam rompidas, e como merito desse empenho conseguimos fazer um trabalho com esse diferencial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s