28/05 Autoavaliação: o grande desafio!

AUTOAVALIAR: O GRANDE DESAFIO!

 

 

TEMA: Auto-avaliação no ambiente corporativo

 

Desenvolvido por:

  • Ana Paula de Araújo
  • Agner André Luiz Straiotto
  • Caryne Carbente
  • Célia Maria Budziacki
  • Francielle Daiana Lamaur

 

O método de autoavaliação, como o próprio nome sugere, é aquele onde o funcionário é convidado a fazer uma análise verdadeira sobre as suas características pessoais e profissionais. Após a avaliação do profissional, é a vez do chefe avaliar seu funcionário. Nesta etapa o gestor conseguirá identificar os pontos fortes e fracos da sua equipe e traçar um plano de ação.

Muitas organizações usam este artifício para avaliar a autopercepção do funcionário sobre seu papel dentro da empresa e se as metas traçadas em seu plano de trabalho têm sido alcançadas. As metas e objetivos devem estar respaldadas por números, tornando os resultados mensuráveis. Para que a avaliação seja eficaz o profissional deve ver honesto consigo mesmo, percebendo o que a empresa espera dele, consciente dos resultados que atingiu.

Utilizar este método de avaliação é bastante desafiador, pois muitas distorções de sinceridade podem ocorrer, uma vez que nem sempre a maneira como a pessoa se vê é coerente com a realidade. Essa sinceridade pode ser afetada por fatores como excesso de confiança, baixa autoestima, temor à punições ou desejo de autopromoção. Eis que surge o grande desafio para os gestores: filtrar as informações coletadas e mensurar adequadamente os resultados de modo que a avaliação não perca sua validade.

O método de autoavaliação ainda é pouco disseminado, mas algumas empresas inovadoras tem adotado uma valiosa ferramenta chamada “Avaliação 360 graus”, capaz de diagnosticar atitudes dos colaboradores, além de estimular o desempenho para fins de planejamento e desenvolvimento individual. Neste método os gestores também são avaliados por suas equipes. Primeiramente, é feita uma autoavaliação, depois, avaliação do gestor e por último, o alinhamento entre colaborador e gestor.

A autoavaliação requer preparo e planejamento, de forma que os riscos, vantagens e desvantagens sejam previamente analisados. É importante que o método de avaliação de desempenho esteja integrado às outras práticas de RH, operando em sintonia com todas elas.

 

:: Mais sobre o tema ::

Sites

 

http://www.revistagestaoenegocios.com.br

 

http://www.administradores.com.br

 

 

Agora é com você!

 

De acordo com o assunto tratado, fale sobre suas percepções quanto aos benefícios e riscos que esta ferramenta de avaliação de desempenho pode trazer para a organização, e se o método de avaliação 360º pode ser considerado realmente uma tendência positiva que pode trazer bons resultados em empresas de médio e pequeno porte.

Anúncios

124 pensamentos sobre “28/05 Autoavaliação: o grande desafio!

    • Olá, Jessica, é importante que a avaliação de desempenho esteja voltada para o desenvolvimento da carreira, para a descoberta de grandes lideranças no ambiente corporativo. Obrigada pela sua contribuição!!

  1. a auto avaliação alocada a avaliação 360 pode ser considerada importante e precisa, desde que aja concordância entre a maioria dos aspectos apresentados nas avaliações.

    • Maycon, realmente é um método preciso!!
      Para fazer a avaliação, a empresa distribui um questionário a um grupo de pessoas que tenham algum tipo de relação com o funcionário. Cada item recebe uma nota, mas o avaliador também pode fazer comentários ou descrever situações peculiares. Feito isso, o profissional de RH analisa os questionários e produz um relatório sobre o desempenho profissional.

  2. A auto-avaliação é uma pratica que estimula o profissional a melhorar seu desempenho, porêm é necessário que seja realizado de forma correta e verdadeira deve-se buscar do individuo uma atitude a que seja adequada no momento em que ele realiza tal avaliação.

    • Luiz, a avaliação 360° é um instrumento que apoia o desenvolvimento e melhora o desempenho gerencial! Avalia as competências e comportamentos de liderança do funcionário nas diversas percepções dos colegas/gestores com que se relaciona. Para os funcionários, é uma excelente oportunidade de conhecerem o impacto de suas ações na empresa e a possibilidade de ajustes comportamentais.Mas, como você falou, precisa ser realizada corretamente!

  3. Jessica, é importante que a avaliação de desempenho esteja voltada para o desenvolvimento da carreira, para a descoberta de grandes lideranças no ambiente corporativo. Obrigada pela sua contribuição!!

  4. A auto-avaliação é uma maneira de se perceber dentro da empresa se seus objetivos e os da empresa ainda estão alinhados. Desse modo você pode corrigir pontos negativos melhores os pontos positivos e buscar as metas de ambos dentro da vida corporativa

  5. A avaliação em 360 graus permite com que a empresa tenha um resultado melhor sobre o que se pode melhorar. Estimula o profissional a avaliar seu desempenho.

  6. A auto-avaliação é uma grande ferramente para o funcionário comprometido refletir sobre suas habilidades e deficiências. Acredito que a avaliação 360 graus não seja 100% eficaz, pois muitas vezes a avaliação de baixo para cima não é totalmente honesta e transparente.

  7. Creio que sim, mesmo em grandes empresas, pois no momento de alinhar as avaliações, deve ocorrer o feedback para o avaliado, e se o gestor tiver feito uma avaliação séria e com critérios corretos, o avaliado vai assimilar o resultado, mesmo que não seja o esperado e assim compreender que precisa melhorar.

    • José Luiz, o profissional precisa encarar o feedback negativo como uma oportunidade de melhoria, embora muitos costumem encarar críticas como ofensa pessoal. Essa mentalidade precisa ser mudada!!

      • É verdade Célia, eu considero a etapa de Feedback o momento essencial de qualquer avaliação de desempenho, que deve ser exercitado e realizado continuamente. As pessoas devem encarar as críticas como uma boa oportunidade para melhorar sua conduta.

  8. Acho importante a auto-avaliação, mais acho que tem de ser executada de forma criteriosa para que ocorra de forma efetiva e eficaz, mais o profissional tem que estar preparado psico e emocionalmente para encarar o feedback negativo que poderá ser imposto, além disso maturidade também é um fator essencial, pois a intenção da avaliação não é apontar defeitos para adicionar críticas e sim tentar conserta-los.

  9. Acredito que sim, pois quando ele é avaliado pelo método 360° a precisão das informações é maior, fazendo com que o feedback e a propria avaliação se torne rica de informações, diminuindo a margem de erros.

  10. A auto-avaliação dentro da organização é de suma importancia, pois com ela se avalia do desempenho da equipe, para traçar os objetivos a organização de forma que ela consiga atingir.

  11. Pode trazer o benefício de ser honesto consigo e com a organização, destacando qualidades como ser verdadeiro e aceitar os erros mas a recíproca é verdadeira, omitir defeitos e possíveis erros são muito prejudiciais pois causa a impressão que você não sabe que errou ou que tem vergonha de assumir responsabilidades. A avaliação 360 é uma tendência positiva pois possibilita amplitude na avaliação de desempenho.

  12. Acredito que a auto-avaliação é muito importante, só que muitos não vão colocar as respostas corretas, e com isso quem tem a perder são eles. Por que a auto-avaliação não tem que ter só os pontos positivos para ele ser bom, como disseram logo acima, todos tempos pontos negativos, e com os feedbacks podendo repensar e ver se podemos melhorar, então será construtivo para seu futuro.

  13. Um fator decisivo no cruzamento das avaliaçãoes é como anda seu endomarketing, o que as pessoas pensam de você na organização, como você interage com as situações, seu comportamento é tão importante quanto sua capacidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s