Como avaliar o Estagiário
TEMA: Avaliação de desempenho de estagiários
Desenvolvido por:
- Gabriel Piovesan
- Danilo Noboru Takigawa
- Pablo Ruan Lopes dos Santos
- Henrique Reis Fressato
- Ricardo Augusto M. Vasco
Como todos sabem, o mercado esta cada dia mais competitivo e as empresas estão precisando cada vez mais de pessoas capacitadas em seu grupo para atingir seus objetivos e o sucesso profissional.
As grandes empresas visando a alta competitividade que acontece atualmente vem buscando profissionais de qualidade, e capazes de se desenvolver, cada vez mais cedo. Uma forma pratica e funcional que arranjaram, é a contratação e elaboração de planos de estágios inovadores. Bosch, Ambev, Kraft entre outras, são empresas que possuem modelos muito interessantes. Estes modelos visam o aprendizado e o conhecimento do funcionário em diversas áreas da organização e funciona como uma espécie de processo de seleção, só que mais prolongado. Ou seja, os estagiários que se destacam na empresa, acabam sendo efetivados e quando isso acontece, já tem o conhecimento necessário para exercer seu papel da melhor forma possível.
Assim os estagiários estão começando a ter uma melhor visibilidade no mercado, e perdendo aquele ultrapassado conceito de que estagiário é mão de obra barata.
Porém para que isso possa ocorrer da melhor forma possível é preciso que seja feita uma boa avaliação de desempenho do colaborador. Ponto onde, muitos gestores pecam. Devem ser avaliados os processos básicos os quais ele é capaz de desenvolver, como criatividade, responsabilidade, disciplina, entre outros. Daí vem a importância de um processo de avaliação bem estruturado. E são estas, as mais diversas formas que iremos apresentar e comentar em nosso programa.
Agora é com você!
Como você acha que serão realizadas as avaliações de desempenho de estagiários no futuro?
É preciso inovar mesmo, pois o interesse pela vaga tem que ser muito mais além que o valor da bolsa-auxílio e benefícios, é preciso haver dedicação para sempre alcançar os melhores resultados para si e para a instituição.