28/05 Hora de Integrar

HORA DE INTEGRAR

 

TEMA: Processo de integração de estagiários

 

Desenvolvido por:

  • Aline de Souza Machado
  • Beatriz Rosa de Oliveira
  • Carolina Amaral Moreira
  • Nereu Rodrigues de Lima Junior

 

O Processo de Integração de Estagiários consiste em aplicação de informações e treinamento intensivo ao novo integrante da empresa, visando ajustá-lo ao ambiente e às tarefas que lhe serão exigidas no cargo, é a apresentação do estagiário a organização, bem como da organização para o estagiário, a fim de que este saiba os valores, visão, missão da empresa, a forma que ela atua e como realiza o seu trabalho.

Os membros da chefia deveriam receber o novo estagiário como uma verdadeira conquista da organização. Porém nem todos o veem como um futuro gestor ou investem em seu potencial. É comum o estagiário entrar na empresa e não saber por onde começar, pelo fato de não haver um bom programa de integração e ele não ter informações sólidas sobre o programa de estágio, podendo comprometer seu desempenho e até causando desmotivação.

Não há muitas inovações em relação a esse processo, porém uma das encontradas foi: Antes de começar suas atividades, monte um roteiro de integração e um formulário contendo todos os departamentos e todos os assuntos que serão tratados e para cada setor designe um orientador que irá acompanhar o estagiário por no mínimo 30 minutos. Tire uma foto do recém-contratado e envie um e-mail para todos os colaboradores da empresa, com um mini currículo, assim todos os colaboradores já irão conhecer o novato.

 

:: Mais sobre o tema ::

Sites

 

http://www.rhportal.com.br/

 

http://www.administradores.com.br

 

 

Agora é com você!

 

Quais benefícios você acredita que inovações no Processo de Integração possam trazer aos estagiários e a empresa?


Anúncios

70 pensamentos sobre “28/05 Hora de Integrar

  1. A experiencia, é o que os estagiários procuram. Além de uma bagagem de conhecimento e treinamento, o que vai valorizar mais o estagiário.

  2. A integração permite a visão do andamento da organização, o perfil de seus colaboradores e a identificação entre a teoria organizacional e a prática de maneira rápida. Integrar faz parte do processo de inserção do estagiário no contexto da organização.

  3. Acredito que o processo de integração para um estagiario é mais importante do que para qualquer funcionário, pois o estagiario está ali para agregar conhecimento logo todo o processo de integração para o estagiiario é um novo aprendizado que vai compor em seu portifolio.

  4. O processo de integração do estagiário é relevante no contexto da empresa e do estagiário, ambas tem muitas contribuições um para com o outro, pois um tem a experiência empresarial, e todo know how o outro traz a experiência acadêmica teórica, além de estar atualizado, a junção desses conhecimentos pode resultar em uma melhor eficiencia para empresa, funcionários e estagiários.

  5. Fazendo com que o estagiário se sinta mais a vontade, deixando ele participar mais nas decisões são passos importantes para o estagiário.

  6. Acredito que as inovações trazem para o estagiário uma noção de um caminho a ser trilhado, acredito que seja um dos processos mais imposrtantes. Neste caso trariam benefícios como comprometimento, motivação e consequentemente ótimos resultados para a empresa.

  7. Como o estágio é por tempo determinado, a integração do estagiário é fundamental para um melhor aproveitamento mútuo, e com certeza inovar na integração é aprimorar este aproveitamento.

  8. Primeiramente plano de carreira, e quando se trata deste assunto sabemos que planejar uma carreira não é um benefício próprio e somente do estagiario, e sim fator de extrema importancia para o desenvolvimento da empresa, pois torna o colaborador mais comprometido e entusiasta diante sua função.

  9. Para o estagiário, é muito importante que tenha um processo de integração na organização, pois é um meio em que ele estará se adaptando com o local, as pessoas, e com as atividades que desenpenhara, assim como para saber qual são as politicas da empresa.

  10. Programas de integração facilitam para que os estagiários não se sintam ”um peixe fora d’água” ao ingressar em uma empresa. Pois todos sabemos que é assim que nos sentimos nos primeiros dias, portanto que as empresas devem analisar a importância de passar informações sólida sobre os estágio para que não haja uma má performance por parte deles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s